NAS MÃOS DO ARTISTA, A CRIAÇÃO: A LITERATURA E O CINEMA NO ENSINO DO “DIFERENTE”
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.i70.43720Palavras-chave:
Crítica cinematográfica, Crítica literária, DiversidadeResumo
Neste estudo buscamos focalizar as múltiplas formas de expressão artística que compenetram a linguagem, relacionando a literatura e o cinema. Para tanto, desenvolvemos um diálogo que envolveu duas obras, uma literária (Elmer, o elefante xadrez) e outra cinematográfica (Dumbo). Procuramos apresentar brevemente a função social da arte e como ela pode ser inserida dentro de diversas discussões em sala de aula com enfoque na diversidade, trabalhando com conceitos de arte e literatura escola. Por meio da análise foi possível constatar que ambas as obras apresentam temas pedagógicos e literariamente relevantes para a reflexão aqui proposta, ou seja, diversidade e educação por meio da literatura e do cinema se constituem como recursos valiosos e que despertam nos alunos e nos professores sentimentos de alteridade.
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