RESENHA: "O TODO DA LÍNGUA: TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE PORTUGUÊS" | BOOK REVIEW: "O TODO DA LÍNGUA: TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE PORTUGUÊS"

Autores/as

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
  • Ana Maria Pereira Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i57.24760

Resumen

Organizado pelas pesquisadoras Vânia Casseb-Galvão e Maria Helena de Moura Neves, O todo da língua: teoria e prática do ensino de portuguêsfoi recentemente publicado pela Parábola Editorial. Neste livro, foram reunidos seis estudos sobre o ensino de português e de gramática indispensáveis à reflexão e à análise linguística no contexto do ensino/aprendizagem da língua no âmbito escolar, ressalte-se ainda que estas pesquisas foram desenvolvidas por funcionalistas experientes e interessados pelo atual desafio em formar professores/as para atuarem no ensino de língua portuguesa na educação básica brasileira. Este livro é produto de pesquisas especializadas na área dos estudos da linguagem, que se sustentam em princípios do funcionalismo clássico, da linguística funcional centrada no uso (LFCU) e na teoria da tradução audiovisual. Além do mais, é notório salientar que as organizadoras possuem vasta experiência e produção científica nos campos da pesquisa em descrição e análise linguística, tanto na perspectiva da gramática funcional, gramática das construções, quanto na própria história da gramática. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará. Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É Revisor ad hoc da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar - RECEI está vinculada ao Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E Revisor ad hoc da Revista Docência do Ensino Superior é um periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Ana Maria Pereira Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutora e Mestra em Linguística, na Universidade Federal do Ceará. É professora adjunta, da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Linguística e Formação de Professores. Atualmente, coordena o projeto - Leitura e escrita na produção do conhecimento linguístico e literário?; integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID; coordena o Grupo de Estudos "Práticas de Letramento, Gêneros Textuais, Tecnologias e Formação Tecnológica do Professor" (PRAGENTEFORTE); coordena o projeto de iniciação científica "Práticas escolares para o desenvolvimento do letramento digital dos alunos e formação tecnológica dos professores das escolas de ensino médio de Limoeiro do Norte". Os temas mais frequentes na produção científica são: letramento, letramento digital, multiletramentos, novas tecnologias e formação tecnológica do professor. É coordenadora do Programa Mestrado Interdisciplinar em História e Letras - MIHL, na UECE.

Publicado

2017-03-19

Cómo citar

DE OLIVEIRA PAIVA, F. J.; PEREIRA LIMA, A. M. RESENHA: "O TODO DA LÍNGUA: TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE PORTUGUÊS" | BOOK REVIEW: "O TODO DA LÍNGUA: TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE PORTUGUÊS". Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 57, p. 409–416, 2017. DOI: 10.9771/ell.v0i57.24760. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/24760. Acesso em: 17 ago. 2024.

Número

Sección

RESENHAS/REVIEWS