POR UM ENSINO INTERCULTURAL DE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA (For an intercultural teaching of English as a lingua franca)
DOI:
https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v2i48.14536Palavras-chave:
Ensino de Língua Inglesa, Inglês como língua franca, Interculturalidade.Resumo
A expansão planetária da língua inglesa é, ao mesmo tempo, causa e consequência do atual fenômeno de globalização. Amealhando cada vez mais usuários mundo afora, já é plausível se afirmar que a maioria das interações que atualmente ocorrem em língua inglesa se dão entre falantes não-nativos, exatamente na função de língua franca. Tal constatação suscita mudanças significativas, principalmente para o Ensino de Língua Inglesa (ELI) que, calcado em tradições fortemente arraigadas, oriundas de países hegemônicos, ainda se orienta por concepções e premissas voltadas, por exemplo, para a emulação do modelo do falante nativo e para uma prática de sala de aula que raramente privilegia o diálogo entre culturas. Tomando como base o paradigma de inglês como língua franca (ILF), este artigo, além de explorar o conceito e suas principais acepções, elege a interculturadidade como elemento central na pedagogia contemporânea de língua inglesa, chamando a atenção, entre vários aspectos, para a necessidade de se empoderar o professor não-nativo que, nesse novo contexto, emerge como modelo de sucesso para seu aprendiz e, ao assumir a sua condição de mediador intercultural, se habilita com muito mais propriedade para responder às reais necessidades dos futuros falantes globais de inglês.Downloads
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Publicado
2013-10-08
Como Citar
SIQUEIRA, S.; BARROS, K. S. POR UM ENSINO INTERCULTURAL DE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA (For an intercultural teaching of English as a lingua franca). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, v. 2, n. 48, 2013. DOI: 10.9771/2176-4794ell.v2i48.14536. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14536. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Estudos Linguísticos