FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i67.39145

Parole chiave:

Formação Continuada, Alfabetização, Letramento.

Abstract

No Brasil, a aquisição da leitura e da escrita não ocorre da forma esperada pela escola e pela sociedade. Devido a isso, professores precisam lidar de forma qualificada com essa demanda. Com foco nesse cenário, discutem-se implicações e modos de pensar na/a formação continuada, a fim baixar os índices de analfabestimo funcional, com a perspectiva de que isso se dará quando as práticas de letramento forem promovidas na escola. Apresentam-se, neste artigo, três estudos sobre formação continuada realizados com professores de anos iniciais, dialogando com pesquisa de Doutorado da primeira autora, voltada a essa temática. Ressalta-se a premência de práticas de formação como as evidenciadas neste artigo, porque avigoram o trabalho com a alfabetização e fortalecem o letramento desde o início da escolarização.

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Biografie autore

Simone Weide Luiz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Cátia de Azevedo Fronza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); docente do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Isaías dos Santos Ildebrand, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Pubblicato

2021-04-04

Come citare

LUIZ, S. W.; FRONZA, C. de A.; ILDEBRAND, I. dos S. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 419–445, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i67.39145. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/39145. Acesso em: 27 set. 2024.

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS / ARTICLES