ESCRITA NO BRASIL QUINHENTISTA: UMA ANÁLISE DAS GRAFIAS NOS LIVROS DA PRIMEIRA VISITAÇÃO DO TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO EM PERNAMBUCO, ITAMARACÁ E PARAÍBA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.38859

Parole chiave:

Escrita, Brasil colonial, Livros da Inquisição.

Abstract

Tomando-se como base os livros produzidos durante a Primeira Visitação da Inquisição Portuguesa ao Brasil, é realizada uma análise de aspectos da escrita no início da colonização brasileira. Aqui são abordadas as grafias, os sinais abreviativos e os sinais diacríticos de dois dos livros da Primeira Visitação: o Quarto Livro de Denunciações e o Terceiro Livro de Confissões, ambos redigidos ao final do século XVI, durante a visita às Capitanias de Pernambuco, Itamaracá e Paraíba. As mãos que redigiram os referidos livros são a do notário do Santo Ofício, Manuel Francisco, e a do visitador, Heitor Furtado de Mendonça. Os aspectos da escrita analisados são ilustrados através de quadros, em que se apresentam imagens retiradas dos fac-similes dos manuscritos, que se encontram disponíveis no site do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, arquivo onde estão atualmente depositados os originais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Ana Sartori Gandra, UFBA

Formei-me em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia em 2003. Fiz o Mestrado em Linguística Histórica em 2010 e Doutorado na mesma área em 2016, ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, sou professora de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da UFBA, e membro do Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR), vinculando-me ao Projeto História da Cultura Escrita no Brasil (HISCULTE), estando dedicada, no âmbito do HISCULTE, ao estudo da difusão social da escrita e da língua portuguesa no Brasil. A pesquisa a que hoje me dedico teve suas origens nos estudos realizados durante o doutorado no PPGLinC. Foi ali, também, que se consolidaram as bases para a minha atuação profissional, a que hoje me dedico, no curso de Letras da UFBA, voltando-me ao ensino da língua portuguesa no Brasil.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-05-28

Come citare

GANDRA, A. S. ESCRITA NO BRASIL QUINHENTISTA: UMA ANÁLISE DAS GRAFIAS NOS LIVROS DA PRIMEIRA VISITAÇÃO DO TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO EM PERNAMBUCO, ITAMARACÁ E PARAÍBA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 68, p. 270–297, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i68.38859. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/38859. Acesso em: 27 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS / ARTICLES