FRASEOLOGISMOS NA ÁREA SEMÂNTICA DO CORPO HUMANO A PARTIR DE DADOS GEOLINGUÍSTICOS: O QUE REVELAM OS DADOS DO NORTE E DO SUL DO BRASIL

Autori

  • Aparecida Negri Isquerdo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0003-1129-5775
  • Juliany Nunes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Elizabete Marques Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i60.27601

Parole chiave:

Corpo humano, Unidades fraseológicas, Norte, Sul, Brasil

Abstract

Este trabalho discute expressões fixas documentadas pelo Projeto ALiB (Atlas Linguístico do Brasil) para nomear partes do corpo humano nas regiões Norte e Sul do Brasil, dados inéditos que compõem o corpus do Projeto VALEXTRA que foram analisados segundo os pressupostos teóricos da Fraseologia, particularmente a posição teórica de Gross (1996) e DE Mejri (1997). O estudo demonstrou que dados orais também se configuram como fontes significativas de fraseologismos, conclusão que instiga novos estudos na área.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Aparecida Negri Isquerdo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Letras (Linguística e Língua Portuguesa) pela UNESP/Araraquara (1996). É docente aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; foi professora visitante (PV/CNPq) no Programa de Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Londrina (2005/2006) e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PV/UFMS), Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens (2007/2009)/CCHS e no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado/Doutorado)/CPTL (2014/2016). Atualmente é docente permanente na Pós-Graduação stricto sensu da UFMS – Estudos de Linguagens/CCHS (Mestrado) e Letras/CPTL (Mestrado e Doutorado), atuando, nos dois programas, na pesquisa, na docência e na orientação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Lexicologia, Lexicografia. Onomástica e Dialetologia/Geolinguística, especialmente nos seguintes temas: léxico, toponímia, atlas toponímico e atlas linguístico. É Diretora Científica do Projeto Atlas Linguístico do Brasil – ALiB; Coordenadora do projeto Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul - ATEMS e pesquisadora responsável pela região Centro-Oeste no âmbito do projeto Tesouro Léxico Patrimonial do Galego e do Português: Brasil. Bolsista Produtividade 1D/CNPq.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-12-19

Come citare

ISQUERDO, A. N.; NUNES, J.; MARQUES, E. FRASEOLOGISMOS NA ÁREA SEMÂNTICA DO CORPO HUMANO A PARTIR DE DADOS GEOLINGUÍSTICOS: O QUE REVELAM OS DADOS DO NORTE E DO SUL DO BRASIL. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 60, p. 51–70, 2018. DOI: 10.9771/ell.v0i60.27601. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/27601. Acesso em: 18 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS / ARTICLES