AS AVENTURAS DE TELÉMACO E DIÓFANES: A FORMAÇÃO VIRTUOSA ATRAVÉS DE NARRATIVAS ROMANESCAS NO SÉCULO XVIII | THE ADVENTURES OF TELÉMACO AND DIÓFANES: THE VIRTUOUS UPBRINGING THROUGH NOVELISTIC NARRATIVES IN THE EIGHTEENTH CENTURY
DOI:
https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i55.17149Parole chiave:
Antiguidade clássica, Romance, História da educação, Século XVIII | Keywords, Classical antiquity, Novel, History of education, Eighteenth century.Abstract
Este artigo procura mostrar de que maneira os romances As aventuras de Telémaco (2006), do autor francês François Fénelon, e Aventuras de Diófanes (1993), da escritora luso-brasileira Teresa Margarida da Silva e Orta, contribuíam para a formação virtuosa de crianças durante o século XVIII. As narrativas resgataram personagens e mitos da antiguidade clássica greco-romana para difundir determinados valores morais e cívicos, também envolvendo críticas ao contexto político e social de França e Portugal. Para embasar nosso trabalho, nos valemos principalmente de Abreu (2003), Coelho (1991) e Hipolito (2004), compreendendo as obras em seu contexto histórico de produção e circulação.
Abstract: This article aims to show how the novels As aventuras de Telémaco (2006) by the French author Francois Fénelon and Aventuras de Diófanes (1993) by the Luso-Brazilian writer Teresa Margarida da Silva e Orta contributed to the virtuous upbringing of children during the eighteenth century. The narratives not only revived characters and myths of Greco-Roman antiquity to diffuse certain moral and civic values but also entailed criticism of the political and social context of France and Portugal. As the basis for the discussion, the works of Abreu (2003), Coleho (1991) and Hipolito (2004) are utilized to assist in the understanding of the novels in the historical context of their production and circulation.