VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, AQUISIÇÃO/APRENDIZAGEM E ENSINO DO OBJETO ACUSATIVO ANAFÓRICO NA LÍNGUA ESPANHOLA
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.59263Palabras clave:
Objeto acusativo anafórico, Variação linguística, Aquisição/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, EnsinoResumen
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de nossas pesquisas sobre a variação linguística na língua espanhola no âmbito do objeto acusativo anafórico (Simões, 2015, 2022), apresentar os resultados de González (1994) e Simões (2010) sobre o processo de aquisição/aprendizagem dessa área da gramática por falantes brasileiros e tecer reflexões sobre o seu ensino. Tendo em vista as perspectivas teóricas gerativa (Chomsky, 1981, 1986) e sociolinguística (Labov, 2008; Weinreich, labov e herzog, 2009), realizamos um estudo das variedades de espanhol de Madri e Montevidéu sobre a expressão do objeto acusativo anafórico a partir da análise de entrevistas orais. Constatamos a possibilidade de objetos nulos menos restringidos nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu e comparamos as tendências encontradas com o português brasileiro. A melhor descrição dessas construções em variedades da língua espanhola, bem como os resultados sobre o processo de aquisição/aprendizagem do espanhol por falantes brasileiros, nos permitem pensar estratégias para promover uma reflexão sobre o ensino dessa área da gramática.
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