NOVOS RUMOS PARA A HISTÓRIA
A CATEGORIA DIALÉTICA CONTEÚDO E FORMA NA TRANSMUTAÇÃO DO CONTO DE FADAS ROSICLER (1812) PARA O FILME MALÉVOLA (2014)
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i76.54061Palabras clave:
Palavras- chave: Conteúdo e forma; Literatura Comparada; Obra literária; Obra fílmica; Materialismo Histórico- Dialético.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar as categorias dialéticas “Conteúdo e Forma” no papel da personagem Malévola na obra impressa intitulada Rosicler (1812) e na obra fílmica Malévola (2014), a fim de perceber confluências e dissonâncias no papel da personagem em ambas as obras. Como ponto de comparação, tomaremos a passagem do antagonismo de Malévola no livro para o protagonismo heroico no filme. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica. A análise dos dados foi orientada pelos pressupostos da Teoria da Literatura Comparada e da Teoria Histórico- Cultural. Para tanto, utilizamos os estudos de Carvalhal (2006), Scoparo (2018), Vygotsky (1999), Lukács (1970) e outros. Os resultados destacam que a ascensão da personagem como heroína se dá principalmente por meio de suas fortes ações, em especial, à bondade e o amor por ela expressos em relação à Aurora.
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