A ABORDAGEM DAS ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i75.51334

Palabras clave:

Estratégias de relativização; Português brasileiro; Livro didático de Língua Portuguesa.

Resumen

Neste artigo, analisamos a abordagem das estratégias de relativização em livros didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental. Assumimos os pressupostos gerativistas (CHOMSKY, 1986 e seguintes), considerando a expansão da gramática periférica a partir do input ordenado escolar (KATO, 2005; 2018). O corpus é composto pelas duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa mais adquiridas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Observamos que há poucos exemplos de relativas preposicionais – tanto nos textos expositivos quanto nas atividades –, apenas uma coleção apresenta a estratégia cortadora e nenhuma obra menciona a estratégia resumptiva. Defendemos a necessidade de se considerar o conhecimento linguístico prévio dos alunos sobre as orações relativas e, a partir disso, de se fornecer um input mais rico na abordagem dessas estruturas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGUIAR. A. C. N. Clíticos acusativos de terceira pessoa e o input em livros didáticos no ensino da escrita do PB. 2020. 240 f. Tese (Doutorado em Linguística) Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília.

BRASIL. Ministério da Educação. Valores de Aquisição por Título - Anos Finais - PNLD 2020. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/124-livro-didatico?download=13720:pnld-2020-anos-finais. Acesso em: 10 set. 2021.

CHOMSKY, N. Knowledge of language: its nature, origin and use. New York: Praeger, 1986.

CHOMSKY, N. Novos horizontes no estudo da linguagem e da mente. São Paulo: Unesp, 2005.

CORRÊA, V. R. Oração relativa: o que se fala e o que se aprende no português do Brasil. 1998. 163 f. Tese (Doutorado em Linguística) ̶ Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

GROLLA, E. B. A aquisição da periferia esquerda da sentença em português brasileiro. 2000. 95 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) ̶ Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

KATO, M. A. A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In: MARQUES, M. A.; KOLLER, E.; TEIXEIRA, J.; LEMOS, A. S. (orgs.). Ciências da linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga: CEHUM (U. do Minho), 2005. p. 131-145.

KATO, M. A. Português Brasileiro: “Última flor do Lácio, inculta e bela”. Revista da Abralin, v. 17, n. 1, p. 52-80, 2018.

LESSA-DE-OLIVEIRA, A. As sentenças relativas em português brasileiro: aspectos sintáticos e fatos de aquisição. 2008. 197 f. Tese (Doutorado em Linguística) Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

MAGAHÃES, T.; MARCELINO, M. Contribuições das pesquisas em aquisição para o ensino de clíticos do português. In: RECH, N. F.; GUESSER, S. (orgs.). Morfologia, Sintaxe e Semântica na Educação Básica. Campinas: Pontes Editores, 2021. p. 93-131.

MARCELINO, C. C; SILVA, M. L. M; MAGALHÃES, T. M. V. Aprendendo os clíticos na escola: uma análise preliminar dos livros do 6º ao 9º ano da educação básica. In: FARIA, N. R. B.; LEITE, M. D. T; FÉLIX, G. (orgs.). Letras à margem. Maceió: Edufal, 2016, p. 165-181.

MEDEIROS JÚNIOR, S. Estratégias de relativização na fala e na escrita: análise em textos de estudantes da série final do Ensino Médio. 2007. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Especialização em Linguística) Departamento de Ciências Humanas e Letras, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista.

OLIVEIRA, T. A.; ARAÚJO, L. A. M. Tecendo Linguagens: língua portuguesa: 8º ano. 5. Ed. Barueri: IBEP, 2018a.

OLIVEIRA, T. A.; ARAÚJO, L. A. M. Tecendo Linguagens: língua portuguesa: 9º ano. 5. Ed. Barueri: IBEP, 2018b.

ORMUNDO, W.; SINISCALCHI, C. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor. 9º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

PERRONI, M. C. As relativas que são fáceis na aquisição do português brasileiro. DELTA, v. 17, n. 1, p. 59-79, 2001.

SANTOS, E. C. da. S. O papel do input no aprendizado do uso do sujeito nulo na escrita por alunos da educação básica. 2013. 177 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília.

SILVA, H. dos S. Aprendizagem do pronome relativo cujo: reflexões sobre a escrita. 2007. 175 f. Dissertação. (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SLABAKOVA, R. Second language acquisition. Oxford: Oxford Core Linguistics, 2016.

TARALLO, F. Diagnosticando uma gramática brasileira: o português d’aquém e d’além-mar ao final do século XIX. In: ROBERTS, I.; KATO, M. A. (orgs.). Português brasileiro: uma viagem diacrônica (Homenagem a Fernando Tarallo). Campinas: Editora da Unicamp, 1993. p. 69-105.

Publicado

2023-10-30

Cómo citar

MARCELINO, C. de C.; MAGALHÃES, T. A ABORDAGEM DAS ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 75, p. 93–120, 2023. DOI: 10.9771/ell.v0i75.51334. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/51334. Acesso em: 22 nov. 2024.