A ABORDAGEM DAS ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i75.51334

Palabras clave:

Estratégias de relativização; Português brasileiro; Livro didático de Língua Portuguesa.

Resumen

Neste artigo, analisamos a abordagem das estratégias de relativização em livros didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental. Assumimos os pressupostos gerativistas (CHOMSKY, 1986 e seguintes), considerando a expansão da gramática periférica a partir do input ordenado escolar (KATO, 2005; 2018). O corpus é composto pelas duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa mais adquiridas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Observamos que há poucos exemplos de relativas preposicionais – tanto nos textos expositivos quanto nas atividades –, apenas uma coleção apresenta a estratégia cortadora e nenhuma obra menciona a estratégia resumptiva. Defendemos a necessidade de se considerar o conhecimento linguístico prévio dos alunos sobre as orações relativas e, a partir disso, de se fornecer um input mais rico na abordagem dessas estruturas.

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Publicado

2023-10-30

Cómo citar

MARCELINO, C. de C.; MAGALHÃES, T. A ABORDAGEM DAS ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 75, p. 93–120, 2023. DOI: 10.9771/ell.v0i75.51334. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/51334. Acesso em: 18 jul. 2024.