JOGOS DE PALAVRAS ALUSIVOS EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS BRASILEIRAS: E O OSCAR VAI PARA ...
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i75.50866Palabras clave:
Jogo de palavras; Alusão; Anúncio publicitário; Paronímia; Palavra-valise.Resumen
Analiso aqui jogos de palavras de anúncios de três campanhas publicitárias de produtos hortifrutigranjeiros. Esses jogos aparecem em títulos de produções cinematográficas com modificações que aludem a títulos verdadeiros, lançando o holofote sobre frutas, legumes e vegetais. Discuto, assim, as características de jogos de palavras e os mecanismos para sua criação; tangencio questões relacionadas à alusão; à convencionalidade, e à sua quebra; ao humor e à criatividade. Propus-me a detectar os mecanismos mais empregados na geração de jogos de palavras alusivos em textos do espaço propagandístico. Os resultados revelaram que substituição, com o emprego de parônimos e palavras-valise, foi o recurso mais recorrente. Saliento que os jogos de palavras resultantes representam combinações criativas e divertidas, que, certamente, atendem a uma finalidade expressiva e específica, ou seja, chamar a atenção de possíveis consumidores dos produtos em destaque.
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