AGENCIAMENTO DE ALUNOS NO PROCESSO DE COMPREENSÃO LEITORA: ATITUDES METACOGNITIVAS DO LEITOR EM TEXTOS SOBRE A COVID-19

Autores/as

  • Abniza Pontes de Barros Leal Universidade Estadual do Ceará - UECE http://orcid.org/0000-0003-4193-4312
  • Ana Cristina Pelosi Universidade Federal do Ceará
  • Antenor Teixeira de Almeida Júnior Centro Universitário da Grande Fortaleza
  • Suelene Silva Oliveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i69.44311

Palabras clave:

Cognição, Metacognição, Agenciamento, Ensino da leitura, Processos cognitivos.

Resumen

Este trabalho apresenta uma investigação descritiva da compreensão leitora com o objetivo de verificar como os processos cognitivos devem ser agenciados pelo professor durante a leitura de textos multissemióticos sobre a COVID-19 para desenvolver no aluno uma atitude metacognitiva. Embasamos nossa pesquisa nos trabalhos de Sánchez, Garcia e Rosales (2012) e Botelho (2015). Para tanto, trabalhamos com os conceitos de agenciamento como ação de mediação entre professor-texto-leitor e de processos cognitivos que levam os alunos a extrair, interpretar e refletir como ação orientadora para a atividade de compreensão superficial, profunda e reflexiva. Assim argumentamos, com base em dois textos multissemióticos, que o agenciamento, determinado por objetivos claros com foco em cada etapa dos processos cognitivos, desenvolve uma atitude metacognitiva autônoma nos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Abniza Pontes de Barros Leal, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora Associada da FUNECE-UECE, Curso de Letras, ministrando disciplinas de Formação  Docente; Metodologia da Pesquisa; Semiótica. Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino da Lingua Portuguesa e Literatura Brasileira. Membro do GETEME e do GELP - UFC. Mestre e doutora em Linguística pela UFC.

Publicado

2021-04-15

Cómo citar

LEAL, A. P. de B.; PELOSI, A. C.; DE ALMEIDA JÚNIOR, A. T.; OLIVEIRA, S. S. AGENCIAMENTO DE ALUNOS NO PROCESSO DE COMPREENSÃO LEITORA: ATITUDES METACOGNITIVAS DO LEITOR EM TEXTOS SOBRE A COVID-19. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 69, p. 396–422, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i69.44311. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/44311. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS / ARTICLES