METÁFORA E INTEGRAÇÃO CONCEPTUAL EM POST MULTIMODAL: GOVERNO BRASILEIRO NA PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

  • Naira de Almeida Velozo Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-4868-5526
  • Sandra Bernardo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Wellington Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i69.44308

Palabras clave:

Metáfora conceptual, Integração conceptual, COVID-19, Governo brasileiro, Post.

Resumen

Análise indutiva, com abordagem qualitativa, de dois posts multimodais da página virtual Uerj da depressão (UDD) à luz das teorias da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2002[1980]; FORCEVILLE, 2006) e da Integração Conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002), a fim de verificar como essas teorias podem descrever, conjuntamente, a significação do gênero post e identificar estruturas e processos cognitivos subjacentes à construção de sentidos acerca da pandemia da COVID-19 nos objetos analisados. Os posts foram selecionados de um corpus constituído por textos multimodais publicados na UDD em março, junho e julho de 2020, segundo dois critérios: semelhança temática e composição textual distinta. Os resultados da análise (i) reforçam a ideia de complementaridade entre as teorias adotadas; (ii) corroboram postulados de Forceville (2006) quanto à classificação de metáforas monomodais e multimodais; e (iii) evidenciam, na conceptualização de ambas as postagens, a ativação dos mesmos frames estruturantes dos inputs e conhecimentos básicos nos espaços genéricos (PESSOA, PAPEL, OBJETO e PARTE DO CORPO), além de processos cognitivos comuns, projeções PAPEL-VALOR e ANALOGIA, comprimidas em UNICIDADE na mescla.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Naira de Almeida Velozo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras Vernáculas, área de concentração em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2015), Mestre em Letras, área de concentração em Linguística (Bolsista FAPERJ), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (2012) e Bacharel e Licenciada em Letras - Português/Italiano e respectivas Literaturas (2009) também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Estudos da Linguagem da UERJ (Dedicação Exclusiva) e lidera, em conjunto com a professora Sandra Bernardo (Professora Associada UERJ), o Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição (NELUC-UERJ), que compreende as seguintes linhas de pesquisa: Processos linguístico-cognitivos nas modalidades falada e escrita de língua em uso; Processos linguístico-cognitivos em textos multimodais; e Processos linguístico-cognitivos em língua de sinais. Interessa-se pelas seguintes áreas e temática: Semântica Cognitiva (Teoria dos Espaços Mentais, Semântica de frames, Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, Teoria da Mesclagem e da Metáfora conceptuais e aplicação do conceito de Esquemas Imagéticos à análise linguística); Pragmática (Teoria dos Atos de Fala, Pressuposição e Implicaturas Conversacionais); e estudos de gênero e diversidade.

Publicado

2021-04-15

Cómo citar

VELOZO, N. de A.; BERNARDO, S.; ALMEIDA, W. METÁFORA E INTEGRAÇÃO CONCEPTUAL EM POST MULTIMODAL: GOVERNO BRASILEIRO NA PANDEMIA DA COVID-19. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 69, p. 318–338, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i69.44308. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/44308. Acesso em: 17 ago. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS / ARTICLES