OS SILÊNCIOS DE KIMIKO EM SONHOS BLOQUEADOS, DE LAURA HASEGAWA
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.i70.44082Palabras clave:
Silêncio, Representação Literária, Cultura Japonesa, Laura HasegawaResumen
Sonhos bloqueados, publicado no ano de 1991, é o primeiro romance de autoria de Laura Honda-Hasegawa. A personagem-narradora Kimiko é descendente de família japonesa e revela o imponente respeito à hierarquia familiar, atentando-se à tarefa de ser útil, cuidando dos familiares, especialmente sob as coordenadas da figura paterna. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar e compreender as formas de silêncio que marcam as vivências de sentimentos dúbios de Kimiko, que oscilam entre suas próprias vontades e a presença da cultura oriental que a impele às decisões paternas e aos ensinamentos familiares de obediência feminina. Para tanto, o trabalho terá como subsídio teórico os estudos de Eni Orlandi (1997), do historiador Oliveira Lima (1903) e de Inumaru (2019).
Descargas
Citas
HASEGAWA, Laura H. Sonhos Bloqueados. 2 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 1991.
INUMARU, Clarinda Matsuzaki. Tradição e modernidade nas identidades femininas em Nihonjin e Sonhos Bloqueados. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Letras, 2019.
LIMA, Manuel de Oliveira. No Japão: impressões da terra e da gente. Rio de Janeiro: Laemmert, 1903.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As Formas do Silêncio: No movimento dos sentidos. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.
PORTAL NIPPO BRASIL. Especial 112 Anos: Imigração Japonesa. Disponível em: <https://www.nippo.com.br/4.imigracao_japonesa/06.php>. Acesso em: março 2021.
VEJMELKA, Marcel. O Japão na literatura brasileira atual. Estud. Lit. Bras. Contemp., Brasília, n. 43, p. 213-234, jun. 2014.
STEVENS, Cristina Maria Teixeira (2004). A interface gênero/etnia na ficção de nisseis brasileiras e estadunidenses. Labrys: estudos feministas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 2-20.