ATITUDES LINGUÍSTICAS EM LOCALIDADES MULTILÍNGUES NO PARANÁ: RESULTADOS DE ESTUDOS DESENVOLVIDOS NO PPGLinC

Autores/as

  • Clarice Cristina Corbari Universidade Estadual do Oeste do Paraná http://orcid.org/0000-0003-4101-6386
  • Any Lamb Fenner Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.39252

Palabras clave:

Atitudes linguísticas, Línguas em contato, Identidade.

Resumen

Neste artigo, relatamos resultados de duas pesquisas da área da Sociolinguística, desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o objetivo de descrever atitudes linguísticas em quatro localidades paranaenses: Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Irati e Santo Antônio do Sudoeste. O conceito de atitude que fundamenta as análises considera três componentes situados no mesmo nível: o cognoscitivo (pensamentos e crenças), o afetivo (sentimentos ou emoções) e o conativo (tendências de reação). Utilizamos, para a análise, inquéritos obtidos em entrevistas a 18 informantes de cada localidade, selecionados de acordo com as variáveis sexo, faixa etária e nível de escolaridade. Os estudos mostraram uso regressivo das línguas de herança nas localidades e atitudes predominantemente positivas em relação à fala do outro. Contudo, observamos a recorrência de questões de demarcação identitária.

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Biografía del autor/a

Clarice Cristina Corbari, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do curso de graduação em Letras Português-Inglês e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)

Any Lamb Fenner, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do curso de graduação em Letras Português-Inglês.

Publicado

2021-05-28

Cómo citar

CORBARI, C. C.; LAMB FENNER, A. ATITUDES LINGUÍSTICAS EM LOCALIDADES MULTILÍNGUES NO PARANÁ: RESULTADOS DE ESTUDOS DESENVOLVIDOS NO PPGLinC. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 68, p. 88–110, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i68.39252. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/39252. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS / ARTICLES