O LATIM COMO SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO: UMA PERSPECTIVA SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA CLÁSSICA
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i64.33898Palabras clave:
Língua como sistema adaptativo complexo, Ensino e aprendizagem de latim, Abordagem ativa.Resumen
Este artigo, brevemente, faz menção aos usos do latim no passado, como herança cultural, mas também como língua escrita e falada, em recortes de tempo posteriores à Antiguidade Clássica, chegando à contemporaneidade. Nesse sentido, essa língua é tratada aqui na perspectiva de um sistema adaptativo complexo (LEFFA, 2016, entre outros). Assim, muito além do tradicional método gramática e tradução, Engelsing (2014), por exemplo, propõe uma concepção mais ampla de língua, agora com uma abordagem ativa nos seus processos de ensino e aprendizagem, envolvendo a participação do aprendiz em atividades de letramento relevantes, na intenção de transformar o estudante de latim, “de titubeante leitor de poucos autores, em ativo participante da comunidade que se estende por vários territórios do globo e abarca a produção de vinte séculos de história” (Engelsing, 2014).