OLHAR PARA DENTRO: A ESCRITA PRETA PERIFÉRICA NA CIDADE DA BAHIA | LOOKING INSIDE: PERIPHERAL BLACK WRITING IN THE CITY OF BAHIA

Autores/as

  • Luciana Sacramento Moreno Gonçalves Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i62.28446

Resumen

Estuda-se neste artigo a poesia de Hamilton Borges. Este antecede a cena atual dos saraus e slams, mas é sinalizado como precursor desta. Nossa análise centra-se na identificação e caracterização dessa poética, quanto as estratégias de escrita utilizadas pelo referido autor. Para isso, a metodologia será de caráter qualitativo, pautada na pesquisa bibliográfica e na análise literária. Utilizará como fundamentação teórica os estudos de Cuti (2010), sobre Literatura Negra e Reyes (2013) em torno da Literatura Periférica. Schollamer (2000) e Dalcastgnè (2012) lastreiam o debate sobre Literatura Brasileira Contemporânea. Os resultados obtidos insinuam para um retrato da cidade e das gentes soteropolitanas mais próximos dos fragmentos que compõem a vida das populações pretas e periféricas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Sacramento Moreno Gonçalves, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia e coordenadora do projeto Leituras Afirmativas da mesma Universidade. Atua principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura, formação de leitores. É lotada no Departamento de Educação - Campus XIII em regime de Dedicação Exclusiva e também integra o quadro de docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/Uneb).

Publicado

2019-06-26

Cómo citar

GONÇALVES, L. S. M. OLHAR PARA DENTRO: A ESCRITA PRETA PERIFÉRICA NA CIDADE DA BAHIA | LOOKING INSIDE: PERIPHERAL BLACK WRITING IN THE CITY OF BAHIA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 62, p. 76–87, 2019. DOI: 10.9771/ell.v0i62.28446. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/28446. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ: “A REPRESENTAÇÃO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS”