AVALIAÇÃO FORMATIVA E ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO BÁSICO | FORMATIVE ASSESSMENT AND WRITING TEACHING-LEARNING IN FRENCH AS A FOREIGN LANGUAGE IN THE SECONDARY SCHOOL

Autores/as

  • Luciana de Oliveira Alves Universidade Federal do Pará
  • Myriam Crestian Chaves da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i57.24789

Palabras clave:

ensino/aprendizagem de língua estrangeira, avaliação formativa, autorregulação, produção escrita.

Resumen

Este artigo apresenta a avaliação formativa como dispositivo regulatório para o desenvolvimento da produção escrita em francês como língua estrangeira, no ensino básico. A partir da análise de um recorte de uma sequência didática envolvendo a produção escrita por aprendentes do 2º ano do Ensino Médio, procura-se verificar em que condições uma metodologia de ensino e aprendizagem ancorada em estratégias formativas, tais como a construção de critérios de avaliação (HADJI, 2011; DE KETELE, 2013) e a implicação do aprendente na avaliação mútua e na autoavaliação (ALLAL, 2004, 2007) pode levar os aprendentes a desenvolver competências avaliativas que os ajudem a ter um maior controle de sua produção escrita e a adquirirem uma visão mais crítica da própria escrita. 

Palavras-Chave: Ensino/aprendizagem de Francês como língua estrangeira; Avaliação formativa; Autorregulação; Produção escrita.

Abstract: This article presents the formative assessment as regulatory device to the development of writing skills in French as a foreign language in the secondary school. Through the analysis of one of the phases of a didactic sequence involving the written production of learners from the second year of high school, we aimed to verify under which conditions a teaching and learning methodology anchored in formative strategies, such as the construction of evaluation criteria (HADJI, 2011; DE KETELE, 2013) and the learner's involvement in mutual evaluation and self-assessment (ALLAL, 2004, 2007) may lead students to develop evaluative skills that can help them gain greater control over their written production and develop a more critical view of their own written production.

Keywords: Teaching/learning French as a foreign language; Formative assessment; Self-regulation; Written production.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana de Oliveira Alves, Universidade Federal do Pará

Profª Ma. da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

Myriam Crestian Chaves da Cunha

Profª Drª do Programa de Pós-Graduação em Letras e da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará.

Publicado

2017-03-19

Cómo citar

ALVES, L. de O.; CHAVES DA CUNHA, M. C. AVALIAÇÃO FORMATIVA E ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO BÁSICO | FORMATIVE ASSESSMENT AND WRITING TEACHING-LEARNING IN FRENCH AS A FOREIGN LANGUAGE IN THE SECONDARY SCHOOL. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 57, p. 138–163, 2017. DOI: 10.9771/ell.v0i57.24789. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/24789. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS / ARTICLES