OS MULTILETRAMENTOS COMO ALTERNATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA DISLÉXICOS | MULTILITERACY AS AN ALTERNATIVE FOR TEACHING DYSLEXIC STUDENTS A FOREIGN LANGUAGE

Autores/as

  • Elerson Cestaro Remundini Universidade Estadual de Maringá - aluno do programa de Pós-Graduação em Letras, nível de Doutorado.
  • Vera Helena Gomes Wielewicki Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i57.24731

Palabras clave:

Dislexia, Multiletramentos, Educação pluralista.

Resumen

O presente artigo consiste num painel teórico a fim de discutir se o sistema escolar vigente, alicerçado na alfabetização, é capaz de oferecer a alunos disléxicos o suporte necessário para seu progresso acadêmico, devido às suas limitações neurobiológicas. Aqui, em especial, temos como foco o aprendizado de língua estrangeira. Com base nas contribuições teóricas de Cope & Kalantzis (2009), Rojo (2009), Lemke (2010) e outros, verificou-se que uma alternativa promissora consiste na prática dos multiletramentos, que abrangem outras semioses além da escrita. Nesse sentido, são apresentadas ao final do estudo algumas estratégias de ensino voltadas para uma pedagogia dos multiletramentos.

Palavras-Chave: Dislexia; Multiletramentos; Educação pluralista.


Abstract: This paper brings a theoretical overview whose aim is to discuss whether Brazil's educational system, historically oriented towards the development of reading/writing abilities, is really able to offer dyslexic students the support they need for their academic progress, due to their neurobiological limitations. In this research, our focus is on foreign language teaching. Anchored in theoretical contributions by Cope & Kalantzis (2009), Rojo (2009), Kleiman (1995) and Lemke (2010), among others, it was possible to verify that a promising alternative relies on multiliteracies, which comprise other semiosis beyond written language. Thus, upon completion of the study, we introduce some teaching strategies geared towards a pedagogy of multiliteracies.

Keywords: Dyslexia; Multiliteracies; Pluralist education.

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Biografía del autor/a

Elerson Cestaro Remundini, Universidade Estadual de Maringá - aluno do programa de Pós-Graduação em Letras, nível de Doutorado.

Possui graduação em Letras - Portugês/Inglês e respectivas literaturas pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2007), Especialização em Ensino de Língua Inglesa pelo ESAP, Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação e Mestrado em Estudos Literários na Universidade Estadual de Maringá, com dissertação sobre tradução literária (língua inglesa). Atua como professor colaborador na Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão. É doutorando em Letras pela UEM, com pesquisa sobre ensino de língua inglesa para disléxicos.

Vera Helena Gomes Wielewicki, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas (1986), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2009). É professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literaturas estrangeiras modernas (inglês), atuando principalmente nos seguintes temas: educação literária, formação do leitor, estudos da tradução, literaturas de língua inglesa e formação de professores. Atualmente, seus interesses de pesquisa concentram-se nas teorias de letramento, em especial nos multiletramentos e a formação de professores de literaturas, com ênfase em processos inclusivos para alunos com dificuldades de aprendizado. 

Publicado

2017-03-19

Cómo citar

REMUNDINI, E. C.; WIELEWICKI, V. H. G. OS MULTILETRAMENTOS COMO ALTERNATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA DISLÉXICOS | MULTILITERACY AS AN ALTERNATIVE FOR TEACHING DYSLEXIC STUDENTS A FOREIGN LANGUAGE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 57, p. 120–137, 2017. DOI: 10.9771/ell.v0i57.24731. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/24731. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS / ARTICLES