DEVERES E QUERERES: CONFLITOS TRÁGICOS EM 'FILOCTETES' E 'O ZOOLÓGICO DE VIDRO' | DUTIES AND DESIRES: TRAGIC CONFLICTS IN 'PHILOCTETES' AND 'THE GLASS MENAGERIE'

Autores/as

  • Carolina de Pinho Santoro Lopes Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i55.17135

Palabras clave:

Tragédia, Sófocles, Tennessee Williams | Keywords, Tragedy, Sophocles, Tennessee Williams.

Resumen

O objetivo deste trabalho é explorar a permanência de elementos trágicos no teatro contemporâneo, tendo como base as obras Filoctetes, de Sófocles, e O zoológico de vidro, de Tennessee Williams. Embora a produção da tragédia grega tenha se limitado a um curto período da Antiguidade clássica, elementos dessa forma artística ainda perduram e têm influenciado obras teatrais de diversos lugares até os dias de hoje. As duas peças analisadas compartilham a temática de um dilema ético, retratando um conflito entre a vontade e o dever que se reflete nos embates entre os personagens. 

Abstract: This article explores the permanence of tragic elements in contemporary drama by focussing on Sophocles's Philoctetes and Tennessee Williams's The Glass Menagerie. Although the production of Greek tragedies was limited to a short period of classical antiquity, some elements of this artistic form endure and have influenced drama in various places up until the current day. Both plays thematize an ethical dilemma by portraying a conflict between one's will and one’s sense of duty, which is reflected in the verbal disputes between characters.

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Biografía del autor/a

Carolina de Pinho Santoro Lopes, Colégio Pedro II

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Publicado

2016-12-01

Cómo citar

DE PINHO SANTORO LOPES, C. DEVERES E QUERERES: CONFLITOS TRÁGICOS EM ’FILOCTETES’ E ’O ZOOLÓGICO DE VIDRO’ | DUTIES AND DESIRES: TRAGIC CONFLICTS IN ’PHILOCTETES’ AND ’THE GLASS MENAGERIE’. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 55, p. 80–93, 2016. DOI: 10.9771/2176-4794ell.v0i55.17135. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/17135. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS / ARTICLES