O ELEMENTO LÚDICO NO ENSINO DA CULTURA CLÁSSICA: POR QUE NÃO SE PODE APRENDER COISAS SÉRIAS BRINCANDO? | THE LUDIC ELEMENT IN TEACHING CLASSICAL CULTURE: WHY CAN’T WE LEARN SERIOUS THINGS PLAYING?

Autores/as

  • Charlene Martins Miotti Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Isabella Cunha Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i55.17118

Palabras clave:

Adaptações, Literatura infantojuvenil, Ensino lúdico | Keywords, Adaptations, Children’s literature, Playful learning.

Resumen

Este artigo apresenta os resultados do projeto de iniciação científica “Letras Clássicas na Escola” (FAPEMIG 02135-13, de fevereiro de 2014 a 2016), cujo objetivo, ratificada a importância da cultura clássica na formação identitária dos jovens brasileiros, foi apresentar alternativas para que o contato com esta cultura seja feito de maneira lúdica na escola básica. 

Abstract: This article presents results from the project “Classical Studies at School” (FAPEMIG 02135-13, from February 2014 to 2016). The aim of this project, which attests to the importance of classical culture in the development of identity in Brazilian children, was to present alternative ways in which this culture could be introduced in elementary school through playful activities.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Charlene Martins Miotti, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduou-se em Letras (2003, licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas, fez mestrado (2006) e doutorado (2010) em Linguística (área de Estudos Clássicos, UNICAMP), com estágio de doutoramento na Università degli Studi di Siena (Unisi). Atualmente, é professora adjunta de Língua e Literatura Latinas na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), atuando na linha de pesquisa "Literatura e Crítica Literária" do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Seus interesses de pesquisa convergem para os seguintes temas: ensino de latim e grego clássico, poesia augustana, intertextualidade e relações intergenéricas na literatura antiga, retórica e prática oratória na Antiguidade.

Isabella Cunha Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Aluna de graduação em Letras na UFJF, bolsista do projeto "Letras Clássicas na Escola" (FAPEMIG 02135-13).

Publicado

2016-12-01

Cómo citar

MIOTTI, C. M.; LOPES, I. C. O ELEMENTO LÚDICO NO ENSINO DA CULTURA CLÁSSICA: POR QUE NÃO SE PODE APRENDER COISAS SÉRIAS BRINCANDO? | THE LUDIC ELEMENT IN TEACHING CLASSICAL CULTURE: WHY CAN’T WE LEARN SERIOUS THINGS PLAYING?. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 55, p. 332–355, 2016. DOI: 10.9771/2176-4794ell.v0i55.17118. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/17118. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS / ARTICLES