CAROLINA MARIA DE JESUS AND THE THEATER: CREATIONS AND ADAPTATIONS

Authors

  • Maria Clara Gonçalves Universidade Estadual de São Paulo, Campus de Assis
  • Raffaella Andréa Fernandez Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i70.43845

Keywords:

Carolina Maria de Jesus, Drama, Melodrama, Adaptation, Brazilian Theater

Abstract

This article presents and discusses the dramaturgical facet of the writer Carolina Maria de Jesus. Despite their rich variety of literary genres, some of her works remain unknown to the general public, such as her theatrical production. This paper seeks to fill that gap by presenting and analyzing two of Carolina Maria de Jesus's unpublished plays: A senhora perdeu o direito, and Obrigado senhor vigário. In order to better understand the relationship between the writer and the theatre, we first bring a brief appreciation of the adaptation of Quarto de Despejo, performed by Edy Lima, in 1961. Finally, we analyze the rereading and adaptation of Obrigado Senhor Vigário, made by Clariô company and directed by Naruna Costa in the city of São Paulo, in 2019, thus demonstrating the strength and the numerous staging possibilities of Carolina Maria de Jesus’s dramatic works.

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Author Biographies

Maria Clara Gonçalves, Universidade Estadual de São Paulo, Campus de Assis

Atriz formada pelo Senac de Araraquara (2003). Graduada em Letras (licenciatura) pela UNESP/Assis (2007), desenvolveu o pesquisa de Iniciação Científica intitulada "Identidade e Transformação no teatro camaleônico de Qorpo-Santo" (FAPESP), sob orientação da professora Renata Soares Junqueira. Mestre em Literatura e Vida Social pela mesma universidade (2011), com a dissertação "Percorrendo o universo de devaneios, distorções e dualidades: Considerações acerca da dramaturgia de Qorpo-Santo" (CAPES), com orientação de Gilberto Figueiredo Martins. Doutora em Teoria e História Literária pela na Unicamp (2017), com a tese "Cenas de um mundo às avessas: as relações entre a dramaturgia de Qorpo-Santo e o teatro brasileiro oitocentista" (FAPESP), orientada pela professora Orna Messer Levin. Realizou o pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira (USP), com supervisão do professor João Roberto Gomes de Faria, desenvolvendo a pesquisa "Depois daqueles Seiz Mezes de um Enfermidade: organização comentada da Ensiqlopédia (1877), de José Joaquim de Campos Leão" (CAPES), entre 2019-2020. Atualmente é pós-doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura e Vida Social (UNESP/Assis), desenvolvendo a pesquisa "Uma cena ex-cêntrica nos oitocentos brasileiro: os gêneros dramáticos de grande adesão popular e sua relação com a historiografia teatral" (CAPES). Lecionou na Uniararas-FHO (2011-2014), ministrando as disciplinas Leitura e Produção de Textos e Atualidades. Na Faculdade Claretianas (2012-2013) atuou como tutora presencial do curso de Letras e tutora online da disciplina Literatura Brasileira. Trabalhou como tutora online da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: história do teatro brasileiro, fontes primárias, Qorpo-Santo, teatro brasileiro, dramaturgia do século XIX, crítica teatral, categorias estéticas relacionadas ao riso. 

Raffaella Andréa Fernandez, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (CNPq / 2004) pela UNESP de Marília, quando iniciou seus estudos sobre Carolina Maria de Jesus e Esmeralda do Carmo Ortiz, desenvolvendo a monografia intitulada "Em todo e nenhum lugar: vozes da marginalidade". Em seguida realizou mestrado em Literatura e Vida Social (Capes/ 2006) pela UNESP de Assis com defesa da dissertação intitulada "Carolina Maria de Jesus, uma poética de resíduos". Em 2010 recebeu o título de Licenciatura em Letras-Português/Francês da UNESP de Assis. Desenvolveu pesquisa de doutorado em Teoria e História da Literária (2015) no IEL-UNICAMP, com estágio de doutorado no Institute de Textes et Manuscrits Modernes (ITEM/ CNRS) na École Normale Supérieure de Paris (Capes-PDSE/2013) sobre os aspectos literários, dispersos nos manuscritos inéditos de Carolina Maria de Jesus. Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ (PNPD/Capes) e do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC-UFRJ), sob supervisão da Profa. Dra. Heloísa Buarque de Hollanda. É investigadora integrada ao CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2014). Atua principalmente nos seguintes temas: , hibridismo cultural, marginalidade social, crítica genética, estudos culturais, teorias pós-coloniais e pós-estruturalismo.

References

Fontes primárias:

- Documentos de Carolina Maria de Jesus:

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Published

2021-12-11

How to Cite

GONÇALVES, M. C.; FERNANDEZ, R. A. CAROLINA MARIA DE JESUS AND THE THEATER: CREATIONS AND ADAPTATIONS. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 70, p. 394–422, 2021. DOI: 10.9771/ell.i70.43845. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/43845. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS / ARTICLES