DESENVOLVIMENTO DAS VOGAIS ORAIS TÔNICAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO POR UM APRENDIZ ARGENTINO: UMA ANÁLISE DE PROCESSO VIA TEORIA DOS SISTEMAS DINÂMICOS COMPLEXOS (TSDCs)
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i67.39257Keywords:
Sistemas Dinâmicos Complexos, Português Brasileiro, Desenvolvimento Vocálico, Simulações de Monte Carlo, Análise Orientada ao Processo.Abstract
A partir de uma visão dinâmica e complexa de língua, investigamos o desenvolvimento do sistema vocálico do português brasileiro por um aprendiz argentino residente no Brasil e em contexto de instrução de pronúncia. Propomos uma análise de processo dentro de uma janela temporal de aproximadamente um ano, com 24 coletas quinzenais. A análise de dados foi realizada através de simulações de Monte Carlo, que possibilitaram determinar quais flutuações nos dados poderiam ser consideradas significativas. A análise de processo permitiu-nos apontar três etapas desenvolvimentais, indo além da mera decisão binária sobre ‘aquisição’ vs. ‘não-aquisição’ das vogais médias-baixas. Ressaltamos que todas as vogais do português demonstraram relações dinâmicas entre si, evidenciando a necessidade de estudo de todos os elementos do sistema em construção.