RAÇA, FEMINISMO E NACIONALISMO EM HALF OF A YELLOW SUN

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v1i66.36130

Keywords:

Estudos Pós-coloniais, Feminismo, Half of a Yellow Sun, Nacionalismo, Raça.

Abstract

No século XXI, produções literárias africanas têm se configurado comumente como fontes significativas para auxiliar a compreensão de causas e consequências de eventos históricos. Dentre elas, destaca-se o romance Half of a Yellow Sun (2006a), de Chimamanda Ngozi Adichie. Nessa obra, Adichie aborda problemáticas vividas por seus personagens durante o período da Guerra de Biafra, na Nigéria. Este artigo objetiva ilustrar alguns dos entrelaçamentos literários arquitetados por Adichie que suscitam questões de raça, feminismo e nacionalismo. Assim, as discussões levantadas aqui são amparadas nos Estudos Pós-coloniais a partir de pressupostos de Thomas Bonnici (2000), dentre outros. Como uma de suas conclusões, o artigo sublinha a importância do caráter interventivo da escrita pós-colonial, ao propiciar, por exemplo, reflexões acerca de eventos negativos do passado, para que não se reprisem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Andréa Moraes da Costa, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Letras - Teoria da Literatura -, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP. É docente da Universidade Federal de Rondônia/UNIR, atuando no Departamento de Línguas Estrangeiras. É Docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, na Área de Estudos Literários (PPGMEL) da UNIR.

Published

2020-09-26

How to Cite

DA COSTA, A. M. RAÇA, FEMINISMO E NACIONALISMO EM HALF OF A YELLOW SUN. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, v. 1, n. 66, p. 71–91, 2020. DOI: 10.9771/ell.v1i66.36130. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/36130. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS / ARTICLES