PARÁFRASE E POLISSEMIA EM TÍTULOS DE OBRAS LITERÁRIAS INFANTOJUVENIS E OS SENTIDOS EM TORNO DA PANDEMIA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i77.55624

Palavras-chave:

Paráfrase; Polissemia; Literatura infantojuvenil; Pandemia.

Resumo

Este trabalho aborda a construção de sentidos acerca da pandemia covid-19 em de títulos de obras literárias infantojuvenis brasileiras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e interpretativo amparada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de orientação francesa a partir dos estudos de Pêcheux reteorizados por Orlandi. Buscamos investigar as construções parafrásticas e polissêmicas nos títulos das obras a fim de identificarmos as regularidades discursivas, os deslocamentos de sentido e os efeitos metafóricos em torno da temática pandemia. O corpus da pesquisa foi constituído por 17 títulos. Entendemos que o título é matéria constituinte da obra literária, aciona discursos, descortina a memória e, como tal, é historicamente construído. Constatamos a presença da paráfrase tanto em retomadas de termos recorrentes no contexto da pandemia, como na retomada de discursos de combate ao vírus. Quanto à polissemia, evidenciamos sua presença em obras que propõem não só a abordagem do tema a partir de uma narrativa ficcional, mas também a reflexão que se ancora na observância dos sentimentos ocasionados pela pandemia.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

DE ANDRADE LINHARES, A.; DE AQUINO, L. M. PARÁFRASE E POLISSEMIA EM TÍTULOS DE OBRAS LITERÁRIAS INFANTOJUVENIS E OS SENTIDOS EM TORNO DA PANDEMIA COVID-19. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 77, p. 233–260, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i77.55624. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55624. Acesso em: 30 jun. 2024.