ESCRITA E VISUALIDADE EM POESIA ÚLTIMA DE AMOR E ENFERMIDADE DE LOIS PEREIRO

Autores

  • Marcelo Cordeiro de Mello Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i71.48259

Palavras-chave:

Lois Pereiro, Poesia galega, Escrita, Visualidade, Iconicidade da escrita

Resumo

A proposta deste artigo é discutir a relação entre escrita e visualidade no livro Poesia última de amor e enfermidade do poeta galego Lois Pereiro, especialmente em quatro poemas, cujas traduções para o português são apresentadas como anexo. Transitamos entre autores que pensaram o problema do objeto-livro e da iconicidade da escrita, tais como: Roland Barthes, Michel Butor, Anne-Marie Christin, Georges Didi-Huberman, Gotthold Lessing, Stephane Mallarmé, Michel Melot, Georges Perec e Denis Roche. Por meio do pensamento destes autores, discutimos o problema da organização deste livro de Lois Pereiro, a partir do problema da página dupla e do diálogo intertextual que ela estabelece.

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Referências

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

MELLO, M. C. de. ESCRITA E VISUALIDADE EM POESIA ÚLTIMA DE AMOR E ENFERMIDADE DE LOIS PEREIRO. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 71, p. 414–437, 2021. DOI: 10.9771/ell.i71.48259. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/48259. Acesso em: 19 nov. 2024.