OS ESTUDOS GALEGOS NA FORMAÇÃO DOS CURSOS DE LETRAS: O PERCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Autores

  • Francisco Calvo del Olmo Universidade Federal do Paraná
  • Sweder Souza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i71.48196

Palavras-chave:

Estudos Galegos, Contínuum, Curricularização, Línguas Românicas

Resumo

Ainda hoje os Estudos Galegos continuam estando (quase) ausentes no panorama universitário brasileiro. Fato paradoxal, pois o papel da Galiza e da língua galega são essenciais para a compreensão da história e da atualidade da língua portuguesa (LAGARES; MONTEAGUDO, 2012). Assim, para preencher minimamente essa lacuna, desde 2016 é ofertada a disciplina de Introdução à Língua e à Cultura Galegas, como optativa para os/as estudantes do curso de graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. A disciplina, com carga horária de 30 horas, aborda de maneira global os aspectos culturais, artístico-literários, linguísticos e históricos do galego e traça pontes com o português brasileiro; empregando ferramentas metodológicas procedentes das abordagens plurais para o ensino de línguas e de culturas (CANDELIER et al., 2012). Dentro desse contexto geral, a presente pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, propõe questionários estruturados para examinar a familiarização das/os alunas/os com os Estudos Galegos tanto ao início da optativa quanto ao finalizá-la. Dessa forma, podemos entender a contribuição de tais estudos para a formação dos/as estudantes, futuros profissionais dos Estudos da Linguagem. Objetivamos alcançar uma compreensão, por meio das respostas, da consciência adquirida ao longo da disciplina e observar como isso permite aproximar as/os estudantes da UFPR ao âmbito linguístico e cultural da Galiza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ÁLVAREZ, Rosario; XOVE, Xosé. Gramática da Língua Galega. Vigo: Galáxia, 2002,

BAGNO, Marcos. O Português não veio do Latim! Disponível em: [https://marcosbagno.wordpress.com/2013/08/13/o-portugues-nao-veio-do-latim/]. Acesso em: 25 fev. 2021.

BAGNO, Marcos. Dicionário Crítico de Sociolinguística. São Paulo: Parábola, 2017.

CALVO DEL OLMO, Francisco. Nascem os Estudos Galegos na Universidade Federal do Paraná. Disponível em: [https://quilombonoroeste.wordpress.com/tag/estudos-galegos/]. Acesso em: 25 fev. 2021.

CALVO DEL OLMO, Francisco. Experiencias Didácticas de Intercomprensión entre Lenguas Románicas como abordaje para una formación lingüística plural en ámbito Universitario. In: NAYA, Luis. et al. (orgs.). Lenguas, Patrimonio e Identidades: Perspectiva educativa. Heritage and Identities: An Educational Perspective. Madrid: Delta, 2018. p. 185-198.

CANDELIER, Michel et al. Framework of References for Pluralistic Approaches to Languages and Cultures. Graz: European Centre for Modern Languages, Council Of Europe, 2013. Disponível em: [https://carap.ecml.at/]. Acesso em: 25 fev. 2021.

CARREIRO, Pepe. Historia da Língua Galega. A Coruña: Baía Edicións, 2012.

CHAMORRO, Margarita; DA SILVA, Ivonete, NÚÑEZ, Xaquín. Aula de Galego. Barcelona: Difusión, 2008.

CRISTÓVÃO, Fernando. Dicionário Temático da Lusofonia. Lisboa: Texto Editores, 2015.

ESCUDÉ, Pierre; CALVO DEL OLMO, Francisco. Intercompreensão: a chave para as línguas. São Paulo: Parábola, 2019.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LAGARES, Xoán. Sobre a Noção de Galego-Português. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, dossiê Patrimônio cultural e latinidade, n. 35, p. 61-82, 2008.

LAGARES, Xoán; MONTEAGUDO, Henrique. Galego e Português Brasileiro. Rio de Janeiro: Eduff, 2012.

MONTEAGUDO, Henrique. História Social da Língua Galega. Vigo: Galaxia, 1999.

MONTEAGUDO, Henrique. A Invenção do Monolinguismo e da Língua Nacional. Gragoatá, Niterói, n. 32, p. 43-54, 2012.

MONTEAGUDO, Henrique; LOREDO GUTIÉRREZ, Xaquín; VÁZQUEZ, Martín. Lingua e Sociedade en Galicia: a evolución sociolingüística 1992-2013. A Coruña: Real Academia Galega, 2016.

REAL ACADEMIA GALEGA. Normas Ortográficas e Morfolóxicas do Idioma Galego. Santiago de Compostela: RAG, 2004. Disponível em: [https://academia.gal/documents/10157/704901/Normas+ortográficas+e+morfolóxicas+do+idioma+galego.pdf]. Acesso em: 25 fev. 2021.

TEYSSIER, Paul. História da língua portuguesa. Tradução de Celso Cunha. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

OLMO , F. C. del .; SOUZA, S. OS ESTUDOS GALEGOS NA FORMAÇÃO DOS CURSOS DE LETRAS: O PERCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 71, p. 178–205, 2021. DOI: 10.9771/ell.i71.48196. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/48196. Acesso em: 26 abr. 2024.