AL SUR DEL SUR

PENSANDO A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL A PARTIR DOS ESTUDOS DECOLONIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i74.47191

Palavras-chave:

Produção de Material Didático, Perspectiva Decolonial, Educação Intercultural, Ensino de Espanhol em Contexto Fronteiriço

Resumo

Este trabalho, filiado à Linguística Aplicada (LA), busca refletir sobre a produção de materiais didáticos para o ensino de espanhol em regiões de fronteira a partir de uma perspectiva decolonial. Em nosso contexto de atuação como professores de espanhol, adotamos os pressupostos teóricos da LA crítica suleada (PENNYCOOK, 2006; KLEIMAN, 2013) e da educação intercultural crítica (CANDAU, 2020, 2006; WALSH, 2010, 2009). Na primeira parte do artigo, descrevemos o contexto do qual falamos e para o qual produzimos; posteriormente destacamos os postulados dos estudos decoloniais - produção do Grupo Modernidad/ Colonialidad (M/C) - adotados no suleamento de nosso trabalho; concluímos descrevendo o caminho adotado na produção de material didático para o ensino de espanhol em regiões fronteiriças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPOS, Marcio D'Olne. A arte de sulear-se. Disponível em: [https://sulear.com.br/beta3/wp-content/uploads/2017/03/CAMPOS-M-D-A-Arte-de-Sulear-1-1991A.pdf]. Acesso em: 25/10/2021.

CARVALHO, José Jorge. Encontro de Saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNADINO COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, p. 79-106.

CUSTÓDIO, Aline. Movimento Fica Espanhol. Disponível em: [https://profemarli.com/movimento-fica-espanhol]. Acesso em: 25/11/2021.

DOMINGO, Luciana Contreira. Letramento Intercultural: a formação de mediadores interculturais nos Cursos de Letras. 2015. 206f. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Notas Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GOMES, Nilma Lino. O movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNADINO COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, p. 223-246.

KLEIMAN, Angela. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo (org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: festscrift para Antonieta Celani. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2013, p. 39-50.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p. 127-167.

MAZZEI, Enrique. Fronteras que nos unen y límites que nos separan. Montevideo: CBA, 2013.

NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2019.

ORTIZ, Renato. A diversidade dos sotaques: o inglês e as ciências sociais. São Paulo: Brasiliense, 2008.

PUCCI, Adriano. O Estatuto da Fronteira Brasil-Uruguai. Brasília: FUNAG, 2010.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p. 93-126.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y Ciencias Sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000. p. 122-151.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: WALSH, Catherine; VIAÑA, Jorge; TAPIA, Luis (orgs.). Construyendo Interculturalidad Crítica. Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello. Bolivia, 2010, p. 75-96.

______. Interculturalidad, estado, sociedad: luchas (de) coloniales de nuestra época. Quito: Abya-Yala, 2009.

______. Memorias del Seminario Internacional “Diversidad, interculturalidad y construcción de ciudad”. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2007.

______. ¿Son posibles unas ciencias sociales/ culturales otras? Reflexiones en torno a las epistemologías decoloniales. Nómadas, n. 26, p. 102-112, 2007.

Downloads

Publicado

2023-06-04

Como Citar

DOMINGO, L. C.; CARDOZO GOMES DA SILVA, R. AL SUR DEL SUR: PENSANDO A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL A PARTIR DOS ESTUDOS DECOLONIAIS. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 74, p. 270–288, 2023. DOI: 10.9771/ell.i74.47191. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/47191. Acesso em: 19 abr. 2024.