AL SUR DEL SUR

PENSANDO A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL A PARTIR DOS ESTUDOS DECOLONIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i74.47191

Palavras-chave:

Produção de Material Didático, Perspectiva Decolonial, Educação Intercultural, Ensino de Espanhol em Contexto Fronteiriço

Resumo

Este trabalho, filiado à Linguística Aplicada (LA), busca refletir sobre a produção de materiais didáticos para o ensino de espanhol em regiões de fronteira a partir de uma perspectiva decolonial. Em nosso contexto de atuação como professores de espanhol, adotamos os pressupostos teóricos da LA crítica suleada (PENNYCOOK, 2006; KLEIMAN, 2013) e da educação intercultural crítica (CANDAU, 2020, 2006; WALSH, 2010, 2009). Na primeira parte do artigo, descrevemos o contexto do qual falamos e para o qual produzimos; posteriormente destacamos os postulados dos estudos decoloniais - produção do Grupo Modernidad/ Colonialidad (M/C) - adotados no suleamento de nosso trabalho; concluímos descrevendo o caminho adotado na produção de material didático para o ensino de espanhol em regiões fronteiriças.

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Publicado

2023-06-04

Como Citar

DOMINGO, L. C.; CARDOZO GOMES DA SILVA, R. AL SUR DEL SUR: PENSANDO A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL A PARTIR DOS ESTUDOS DECOLONIAIS. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 74, p. 270–288, 2023. DOI: 10.9771/ell.i74.47191. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/47191. Acesso em: 21 jul. 2024.