MOVIMENTAÇÃO NO ENSINO DO ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FLORIANÓPOLIS-SC (2003-2013-2020)

Autores

  • Juliana Cristina Faggion Bergmann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréa Cesco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Camila Moreno da Silva

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i74.47168

Palavras-chave:

Língua estrangeira, Língua espanhola, Escolas públicas, Mercosul

Resumo

O ensino da língua espanhola ainda é um desafio nas escolas brasileiras, apesar de ser a língua falada na maioria dos países da América do Sul. Políticas públicas atuais, como a lei 13.415, de 2017, revogaram a lei de oferta no ensino médio (Lei 11.161, de 2005) e, consequentemente, a disciplina enfrenta novos desafios. Frente a isso, no sentido de contrastar dados compilados, de 2003 e 2013 (BERGMANN, CESCO, 2014), apresentamos, através de pesquisa quantitativa no Censo Escolar, dados de 2020, comparando-os com anteriores para, através deles, mapear a dinâmica da oferta do ensino de ELE nas escolas básicas das redes públicas no município de Florianópolis/SC e a sua relevância para o setor do turismo. Como resultados, percebeu-se uma diminuição da oferta em escolas estaduais e um incremento nas escolas municipais, assim como um aumento de turistas hispanofalantes.

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Publicado

2023-06-04

Como Citar

FAGGION BERGMANN, J. C.; CESCO, A.; MORENO DA SILVA, C. MOVIMENTAÇÃO NO ENSINO DO ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FLORIANÓPOLIS-SC (2003-2013-2020). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 74, p. 126–148, 2023. DOI: 10.9771/ell.i74.47168. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/47168. Acesso em: 28 mar. 2024.