Dossiês temáticos para 2023

2022-11-15

Prezados Colegas,

Apresentamos a seguir os dossiês temáticos previstos para os volumes do ano de 2023. Os interessados deverão submeter os seus artigos pelo sistema, conforme as regras da Revista Estudos Linguísticos e Literários,  seguindo o calendário disponível no site. No ato da submissão, deverão selecionar o dossiê escolhido. Lembramos que, além dos dossiês específicos, todos os números possuem uma sessão livre para publicações nas áreas de cada edição.

 

2023 Volume 1. Estudos Literários  (submissão entre janeiro e março)

Dossiê: Rede de Estudos Andinos: Artes, literaturas e culturas andinas em perspectiva.

Organizadores: Carla Dameane Pereira de Souza (Universidade Federal da Bahia), Romulo Monte Alto (Universidade Federal de Minas Gerais) e Betina Sandra Campuzano (Universidad Nacional de Salta).

Ementa: O Grupo de Pesquisa Rede de Estudos Andinos reúne, oficialmente, desde 2017, um grupo de pesquisadores oriundos de Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais. A proposição de um grupo nacional de estudos andinos nasce do desejo de materializar uma iniciativa de trabalho em rede em torno de um tema comum: a região andina do continente latino- americano. Em 2022 o grupo celebra seus 5 anos de existência, vinculado ao CNPq. Uma das ações que visam celebrar a sua atuação no âmbito na pesquisa em território brasileiro, porém com abrangência internacional, é organizar uma publicação que reúna os trabalhos dos membros deste grupo. O Dossiê “Rede de Estudos Andinos: Artes, literaturas e culturas andinas em perspectiva”, tem como finalidade de recebe distintas propostas de artigos dos pesquisadores abrigados no grupo de pesquisa Rede de Estudos Andinos, mas também de pesquisadores externos ao grupo cujos artigos dialoguem com questões afins aos Estudos Andinos e suas linhas de pesquisa.

 

2023 Volume 2. Estudos em Linguística (submissão entre maio e julho)

Dossiê: O resgate linguístico de línguas indígenas e minoritárias: entre precisão histórica e apropriação espontânea dos processos.

Organizadores: Davi Albuquerque (Universidade de Nankai), Marco Barone (UFPE) e Ivana Pereira Ivo (UFBA)

Ementa: O presente número pretende convidar autores, pesquisadores, docentes, discentes, membros de comunidades indígenas a submeter artigos, documentações e relatos de experiências sobre línguas indígenas e sistemas linguísticos minoritários ou minorizados, que tragam uma problemática deste tipo: como conciliar a exatidão técnico-linguística (especialmente no sentido da continuidade histórico-linguística) com o compromisso político de não contradizer lutas identitárias e processos espontâneos de vitalização?

 

2023 Volume 3: Estudos em Linguística Aplicada (submissão entre setembro e novembro)

Dossiê: Decolonialidades e suas interfaces.

Organizadores: Denise Scheyerl (UFBA) e Flavius dos Anjos (UFRB)

Ementa: Propomos pensar como as práticas de linguagem no campo da educação ainda são marcadas pela colonialidade do poder nas dimensões do ser e do saber. Propõe-se inscrever as particularidades dos contextos em que essas relações ainda têm espaço, bem como apresentar alternativas que visam a mudar esse quadro, sobretudo a partir de questionamentos que fazem interface entre a sala de aula e a mobilização de diferentes textos e discursos, quando alunos e professores se engajam na produção de inteligilibilidade acerca dos problemas sociais e no compromisso com a mudança. Epistemes decoloniais se consolidam por meio de uma pedagogia crítica marcadamente freireana, com reflexões sobre os problemas sociais, fazendo conexões entre relações de poder e de conhecimento, a fim de alcançar justiça social e a democracia para todos, ao contestar a colonialidade do ser, do saber e do