AÇÃO PÚBLICA SOCIOAMBIENTAL EM QUESTÃO: desafios da cogestão de uma Resex Marinha na Amazônia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v35i0.34542

Palavras-chave:

Ação Pública, Participação, Resex Marinha, Plano de Manejo, Amazônia

Resumo

O objeto em questão é a participação na construção de um Plano de Manejo, dispositivo exigido pela implementação de um instrumento de política pública ambiental como a Resex. A referência territorial envolve a Resex Marinha Caeté-Taperaçu, situada no município de Bragança, Estado do Pará. O objetivo é compreender como se coproduziu o Plano de Manejo, relacionando-o a um contexto de ambientalização e participação para demonstrar as relações entre os atores envolvidos, seus conhecimentos, práticas e interesses em confronto. A partir de uma abordagem sociológica da ação pública, traz-se uma perspectiva das políticas públicas onde o Estado tem sua centralidade contestada e onde a participação de diferentes atores nas discussões e gerenciamento de seu território, se não tem sido evidente, não deixou também de se constituir enquanto horizonte de governança a ser buscado em dinâmicas e mobilizações locais, expressas na capacidade dos atores e de sua atuação em ações coletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo do Vale Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Sociologia e técnico em Assuntos Educacionais pela Universidade Federal do Pará. Integra o Núcleo de Pesquisa de Estudos Socioambientais, desenvolvendo pesquisas na área de Socioambientalismo e Populações Tradicionais. Suas mais recentes publicações são: O mito como elemento de reprodução dos saberes e práticas da pesca artesanal feminina na Amazônia, em coautoria com N. S. Rocha e A. C. P. Contente; As práticas de cura das benzedeiras da Amazônia paraense: saberes, identidades e lugares de gêneros, em coautoria com N. F. N. Silva e N.C. Vieira.

Tânia Guimarães Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Ação Pública, Território e Ambiente (PPGSA/CNPq) e do Projeto Participação, Território e Conservação Ambiental (CNPq – 2018). Entre suas mais recentes publicações encontram-se: Desafios da gestão participativa de recursos naturais em uma reserva extrativista marinha no Pará, em coautoria com S. Rodrigues Jr., M. C. Maneschy e T. I. Silva; e o capítulo do livro “Políticas socioambientais em Resex da Amazônia Brasileira: uma racionalidade sustentável?”, em coautoria com C. C. Moreira. 

Maria José da Silva Aquino Teisserenc, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia. Integrante do Núcleo ACTA – Ação Pública, Território e Ambiente. Entre suas mais recentes publicações encontram-se: Politização, ambientalização e desenvolvimento territorial em reservas extrativistas; Mobilização, conflitos e reconhecimento do território: comunidades quilombolas na Ilha do Marajó, Brasil”, em coautoria com P. Teisserenc.

Downloads

Publicado

2022-12-17

Como Citar

do Vale Oliveira, M., Ribeiro, T. G., & da Silva Aquino Teisserenc, M. J. (2022). AÇÃO PÚBLICA SOCIOAMBIENTAL EM QUESTÃO: desafios da cogestão de uma Resex Marinha na Amazônia brasileira. Caderno CRH, 35, e022030. https://doi.org/10.9771/ccrh.v35i0.34542