AGÊNCIA EPISTÊMICA

Autores

  • Ernest Sosa Universidade Rutgers (EUA)

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v25i2.19440

Palavras-chave:

Juízo. Agência epistêmica. Liberdade. Conhecimento. Trilema de Agripa.

Resumo

O texto explora uma série de distinções entre estados mentais que podem ser cognitivamente relevantes, bem como entre aqueles que podem ser “autoapresentantes”, a fim de analisar as relações entre eles e o mundo exterior e compreender os tipos de crenças e juízos epistêmicos que podem ensejar. Busca, ainda, reconsiderar o estatuto (porventura epistêmico) de experiências sensórias com conteúdo. O objetivo desse percurso é fazer frente a objeções céticas à justificação epistêmica do tipo daquelas levantadas pelo trilema de Agripa, segundo o qual a avaliação reflexiva não pode regredir infinitamente, circular infinitamente, nem depender de alguma instância arbitrária. Trata-se, também, finalmente, de esclarecer, com as nuances relevantes, a relação entre juízo e liberdade – esclarecimento relevante para a análise mais geral da
agência epistêmica.

PALAVRAS-CHAVE: Juízo. Agência epistêmica. Liberdade. Conhecimento. Trilema de Agripa.

EPISTEMIC AGENCY
Ernest Sosa

The paper explores a series of distinctions between mental states that might be cognitively relevant, as well as between those that might be “self-presenting”, so as to analyze the relations between these and the external world, and understand the types of beliefs and epistemic judgments for which they allow. The paper also aims to reconsider the (perhaps epistemic) status of contentful sensory experiences. The goal of the journey is to face skeptical objections to epistemic justification akin to those raised by the Agrippan trilemma, according to which reflexive evaluation cannot regress infinitely, be infinitely circular, nor depend upon some arbitrary instance. It is also question of clarifying, with the relevant nuances, the relation between judgment and freedom – a clarification that is of import to the more general question of epistemic
agency.

KEY-WORDS: Judgment. Epistemic agency. Freedom. Knowledge. Agrippan trilemma.

AGENCE ÉPISTÉMIQUE
Ernest Sosa

Le texte explore toute une série de distinctions entre des états mentaux qui sont ou non cognitivement pertinents, ou qui sont aussi ou non “auto-présentants”, comme manière d’analyser les relations entre ceux-ci et le monde extérieur, et de comprendre les types de croyances et de jugements épistémiques qu’ils peuvent faire surgir. Notre étude cherche également à reconsidérer le statut (peut-être épistémique) d’expériences sensorielles ayant un contenu. L’objectif de ce parcours est de faire face aux objections septiques quant à la justification épistémique de celles soulevées par le trilemme d’Agrippa selon lequel l’évaluation réflexive ne peut régresser indéfiniment, circuler indéfiniment ni dépendre d’une quelconque instance arbitraire. Il s’agit aussi, finalement, d’éclaircir avec des nuances la relation entre jugement et liberté – éclairage significatif pour l’analyse plus générale de l’agence épistémique.

MOTS-CLÉS: Jugement. Agence Epistémique. Liberté. Connaissance. Trilemme d’Agrippa.

Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh 

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br

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Biografia do Autor

Ernest Sosa, Universidade Rutgers (EUA)

Doutor em Filosofia. Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Rutgers (EUA). Foi professor de Filosofia da Universidade Brown de 1964 a 2007. Foi professor visitante nas universidades de Western Ontario, Miami, Mexico, Harvard, Michigan, Texas e Salamanca. Foi “Visiting Fellow” na St. Catherines College, Oxford (Trinity, 1997), na Universidade Nacional da Austrália em Canberra (2002) e na All Souls College de Oxford (Trinity, 2005). Editor de Philosophy and Phenomenological Research (desde 1983), Noûs (desde 1999), e Editor Geral dos Cambridge Studies in Philosophy de 1992 a 2003 (Cambridge University Press). Fez extensas contribuições à epistemologia, à metafísica e à filosofia da mente, entre outros interesses. Entre as suas principais publicações estão Knowledge in Perspective (Cambridge, 1991) e Apt Belief and Reflective Knowledge (v. 1, A Virtue Epistemology, 2007; v. 2, Reflective Knowledge, 2009, Oxford University Press).

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Publicado

2013-07-15

Como Citar

Sosa, E. (2013). AGÊNCIA EPISTÊMICA. Caderno CRH, 25(2). https://doi.org/10.9771/ccrh.v25i2.19440