O MAM CARIOCA COMO PROJETO DE MODERNIDADE

Autores

  • Sabrina Marques Parracho

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v18i44.18526

Resumo

Este trabalho reflete sobre os discursos de fundação do Museu de Arte Moderna carioca, buscando entender de que modo as categorias acionadas para justificar sua criação são contemporâneas de um pensamento social próprio e aparecem como expressão de um projeto particular de Brasil. Ao lado dos projetos de desenvolvimento que grassavam na década de 50, o museu se põe, de fato, como projeto de modernidade, um projeto que se quer capaz de fundar novos tipos de relações sociais, mais modernas, racionais e voltadas para a instituição do novo. Trata-se da atualização de um pensamento social que toma o país ora como sociedade tradicional, em que o moderno não consegue se estabelecer, ora como fruto de uma modernidade muito peculiar, que supõe, em seu processo de racionalização, relações sociais não modernas. Esse Brasil que permanece nas relações sociais urbanas é justamente aquele que aparece no MAM como horizonte a ser negado.

Palavras-chave: Museu de Arte Moderna, modernização, desenvolvimento, década de 50.

The MUSEUM OF MODERN ART (mAM) IN RIO DE JANEIRO AS A PROJECT OF MODERNITY

 
This paper makes some considerations on the discourses for the foundation the Museum of Modern Arts in Rio de Janeiro, in order to understand how the categories that were put into action to justify its inception share the same social thought and emerge as an expression of a unique project for Brazil. Together with the development projects of the 50’s, the museum stood out as a contemporary project capable of fostering new kinds of social relationships, which were much more modern and rational and driven to create the New. This is the updating of a social though that conceived the country as a traditional society, where the modern ideas could not be established, or the result of a unique modernity that implied a non-modern way of life as a part of its rationalization process. The Brazilian model that remains in the social and urban relationships is exactly the one that emerges in the MAM to be denied.

Key words: Museum of Modern Arts, modernization, development; 50’s.

LE MAM carioca comME projet de moderniTE


Cet article veut réfléchir sur le discours de fondation du Musée de l’Art Modèrne de Rio de Janeiro. Il essaie de comprendre les concepts qui ont été aportés pour justifier la création du musée, comme concepts qui sont contemporains d’une certaine pensée sociale et d’un projet de Brésil. Dans le contexte d’une série de projets de developpement qui ont emergit aux années 50, le musée se présente comme un projet de modernité, capable de créer nouvelles formes de relations sociales; relations sociales plus modèrnes, plus rationnelles, et qui sont construites pour instituer le nouveau. Il s’agit d’un débat intellectuel qui pense le pays comme une societé traditionelle, où la vie moderne ne peut pas être établie, ou qui le pense comme une modernité singulière qui suppose un mode de vie non-moderne au cours de son procès de rationalisation. Le Brésil qui s’exprime à partir des societés urbaines est justement celui qui selon la conception du MAM représente l’horizon à être nié.

Mots-clés: Musée d’Art Modèrne, moder-nization, développement, années 50.


Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Marques Parracho

Doutoranda em Sociologia no Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Dissertação de mestrado: Pecados de Heresia: trajetória do concretismo carioca.

Downloads

Publicado

2006-08-30

Como Citar

Parracho, S. M. (2006). O MAM CARIOCA COMO PROJETO DE MODERNIDADE. Caderno CRH, 18(44). https://doi.org/10.9771/ccrh.v18i44.18526