CIÊNCIA E RELIGIÃO: por uma micropolítica de subjetivação

Autores

  • Pasqualino Romano Magnavita Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA e pesquisador do

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v26i69.19566

Palavras-chave:

Estratos. Território Existencial. Saber/Poder. Dobra. Subjetivação.

Resumo

O texto resulta da inserção do autor em um novo Plano de Imanência filosófico, utilizando novos conceitos em uma nova forma de pensar de natureza diferente da forma de pensar binária e ainda hegemônica. Qualquer religião constitui um Saber (teológico), e, portanto, trata-se de uma estratificação histórica de conhecimentos, normas e práticas (que se dobram no interior dos indivíduos, promovendo a construção de um Território Existencial individual ou coletivo), todavia, de natureza transcendente, ou seja, a crença em um mundo além do nosso. O pensamento contemporâneo considera a indissociabilidade da relação Saber/Poder e também dos processos de subjetivação. O texto é fundamentado na tríade conceitual da Imanência: Saber, Poder e Subjetivação. Todavia, constata-se uma certa afinidade da Ciência com a Teologia (“Ciência” de poderes transcedentes, espirituais), a qual coexiste e pouco contesta a “tirania” do aparelho de Estado dos poderes materiais das atuais “Sociedades de Controle”. Diversamente, o ateísmo se caracteriza por sua crença (fé) na Imanência e evidencia a Ética (“visão de mundo”) como atitude política visando a emancipação do controle social existente.

PALAVRAS-CHAVE: Estratos. Território Existencial. Saber/Poder. Dobra. Subjetivação.

SCIENCE AND RELIGION: toward a micropolitics of subjectivation
Pasqualino Magnavita

This text is the result of the introduction of its author into a new philosophical Plane of Immanence, using new concepts via a new way of thinking, different from the binary, and still hegemonic, one. Any religion constitutes a form of knowledge (theology), and, as such, one deals with the historical stratification of knowledge, norms, and practices (that fold themselves in the interior of individuals, generating the construction of an individual or collective Existential Territory), which would be of a transcendent nature; that is to say, a belief in a world beyond ours. Contemporary thought considers the indissociability of the relation Knowledge/Power as well as the processes of subjectivation. This text is based in the conceptual triad of Immanence: Knowledge, Power, and Subjectivation. However, one discovers a certain affinity of Science with Technology (the “Science” of transcendental, spiritual powers), which coexist with and barely contest the “tyranny” of the State apparatus of the material powers of today’s “Society of Control”. Differently, atheism characterizes itself by its belief (faith) in Immanence and its evidencing of an Ethics (“vision of the world”) as a political attitude aiming at emancipation from existent social control.

KEY-WORDS: Stratification. Existential Territory. Knowledge/Power. Fold. Subjectivation.

SCIENCE ET RELIGION: pour une micro politique de subjectivation
Pasqualino Magnavita

Ce texte est le fruit de l’insertion dans un nouveau Plan d’Immanence philosophique de l’auteur qui utilise de nouveaux concepts dans une nouvelle façon de penser dont la nature est différente de celle de la pensée binaire ou encore hégémonique. Toute religion est un Savoir (théologique), il s’agit donc d’une stratification historique de connaissances, de normes et de pratiques (qui se plient à l’intérieur des individus permettant la construction d’un Territoire Existentiel individuel ou collectif) mais qui est cependant de nature transcendante, c’est-à-dire la croyance en un monde au-delà du nôtre. La pensée contemporaine considère le caractère indissociable de la relation Savoir/Pouvoir, mais aussi des processus de subjectivation. Le texte se base sur la triade conceptuelle de l’Immanence : Savoir, Pouvoir et Subjectivation. Cependant il y a une certaine affinité entre la Science et la Théologie (“Science” de pouvoirs transcendants, spirituels), qui coexiste et ne conteste que peu la “tyrannie” de l’appareil d’État des pouvoirs matériels des “Sociétés de Contrôle” actuelles. Inversement, l’athéisme est caractérisé par sa croyance (foi) dans l’Immanence et met en évidence l’Ethique (“vision du monde”) comme attitude politique visant à l’émancipation du contrôle social existant.

MOTS-CLÉS: Strates. Territoire Existentiel. Savoir/ Pouvoir. Pliure. Subjectivation.

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br

Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pasqualino Romano Magnavita, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA e pesquisador do

Doutor em Arquitetura. Professor aposentado da Universidade Federal da Bahia. Integra o quadro docente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, ministrando disciplinas no Mestrado e Doutorado. Pesquisador do CNPq. Coordenador da Linha de Pesquisa Teoria e Crítica de Arquitetura e Urbanismo. Coordenador do Grupo de pesquisa “Lugar da Diferença - micropolítica da subjetivação em Arquitetura e Urbanismo. Membro da Academia de Ciência da Bahia. Publicações recentes: Economia criativa de resistência: cultura e cidadesubjetividade e micropolítica-paradigma ético-estético. Cadernos PPGAU/ FAUFBA, v. especial, p. 65-79, 2011; A cidade exige, conclama, exorta: construa seu corpo sem orgãos. Debates em Estética Urbana. Salvador/BA: EDUFBA, 2010, p. 43-53.

Downloads

Publicado

2014-06-02

Como Citar

Magnavita, P. R. (2014). CIÊNCIA E RELIGIÃO: por uma micropolítica de subjetivação. Caderno CRH, 26(69). https://doi.org/10.9771/ccrh.v26i69.19566