UNIVERSIDADES E INOVAÇÃO: configurações institucionais & terceira missão

Autores

  • Maria Helena de Magalhães Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v24i63.19279

Palavras-chave:

transferência de conhecimento e tecnologia, inovação, 3ª. Missão, governança e relevância do ensino superior

Resumo

O texto analisa a chamada “3ª Missão” da universidade de pesquisa, qual seja, a de transferir conhecimento, tecnologia e inovação; que tem sido acompanhada por reconfigurações tanto da pesquisa (alinhando-a ao novo modo de produção cientifica), quanto do ensino (alinhando-o aos novos perfis adequados à economia e sociedade do conhecimento). Faz-se um breve resumo das reformas européias que alteraram profundamente o sistema de governança do ensino superior e de suas universidades, seguido de uma sistematização das mudanças que vêm redefinindo o lugar e papéis das universidades de pesquisa no Brasil – tanto as promovidas pelo MEC, quanto principalmente, pelo MCT. Estes materiais são usados para discutir o ajuste da configuração institucional das universidades de pesquisa brasileiras – especialmente, as da rede federal – aos novos desafios de produzir (e transferir) conhecimentos e quadros que alavanquem a inovação, a economia e sociedade do conhecimento no país.

PALAVRAS-CHAVE: transferência de conhecimento e tecnologia, inovação, 3ª. Missão, governança e relevância do ensino superior.

UNIVERSITIES AND INNOVATION: institutional configuration & third mission
Maria Helena de Magalhães Castro

This text analyses the so called “3rd Mission” of the research university, what ever transfer of knowledge, technology and innovation; that has been fallowed by reconfigurations in both researchers (lining up to the new way of scientific production), and education (lining up to new adequate profiles to the economy and society of technology). Doing a brief summary of the European reforms that changed deeply the governance system of higher education and its universities, fallowed by a changing systematization that has been reshaping the place and roles that of the research universities in Brazil – both those promoted by the MEC (Ministry of Education & Culture), and specially those promoted by MCT (Ministry of Science & Technology). These materials are used to discuss the adjustments of the institutional configuration of the Brazilian research universities – specially the federal network – to the new challenges of producing (and transferring) knowledge and frameworks that propels innovation, economy and knowledge society in the country.

KEY WORDS: knowledge and technology transfer, innovation, 3rd Mission, governance and relevance of higher education.

UNIVERSITÉS ET INNOVATION: configurations institutionnelles & troisième mission
Maria Helena de Magalhães Castro

Le texte analyse ce qu’on appelle la “Troisième Mission” de l’université en matière de recherche, c’està- dire celle de transmettre connaissance, technologie et innovation. Ceci suppose quelques reconfigurations/ redéfinitions autant de la recherche (en l’ajustant au nouveau mode de production scientifique) que de l’enseignement (en l’ajustant aux nouveaux profils adaptés à l’économie et à la société de la connaissance). On y présente un résumé des réformes européennes, qui modifient profondément le système de gouvernance de l’enseignement supérieur et des universités. Puis une systématisation des changements qui redéfinissent le lieu et le rôle des universités en matière de recherche au Brésil – celles créés par le MEC (Ministère de l’Éducation et de la Culture) mais aussi et surtout celles créés par le MCT (Ministère des Sciences et de la Technologie). Ces documents sont utilisés pour discuter de l’ajustement de la configuration institutionnelle des universités brésiliennes en matière de recherche – et tout spécialement les fédérales – aux nouveaux défis de production (et transfert) des connaissances et des éléments qui favorisent l’innovation, l’économie et la société de la connaissance dans le pays.

MOTS-CLÉS: transfert de connaissance et de technologie, innovation, Troisième Mission, gouvernance et importance de l’enseignement supérieur.

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br  

Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh

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Biografia do Autor

Maria Helena de Magalhães Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Sociologia da UFRJ é doutora em Ciência Política por Duke University, EUA (1993). Coordenou projetos de pesquisa no IUPERJ (1981-1983) e no NUPES/USP (1990-1994), realizou diversos estudos para o BID e para o INEP/MEC e assessorou o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras no desenvolvimento e implementação do Programa de Avaliação Institucional e a Presidência do IBGE em matérias de cooperação técnica internacional. É bolsista de produtividade cientifica nos temas: políticas de ensino superior de uma perspectiva comparada; reformas, sistemas de avaliação e regulação do ensino superior privado; relações universidade – setor produtivo e políticas de ciência, tecnologia e inovação.

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Publicado

2012-05-31

Como Citar

de Magalhães Castro, M. H. (2012). UNIVERSIDADES E INOVAÇÃO: configurações institucionais & terceira missão. Caderno CRH, 24(63). https://doi.org/10.9771/ccrh.v24i63.19279