Paradoxos do Capitalismo e Trabalho em Call Centers: Brasil, Portugal e Cabo Verde

Autores

  • Cinara L. Rosenfield Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v20i51.18940

Palavras-chave:

paradoxos do capitalismo, trabalho informacional, call centers, mobilização subjetiva no trabalho e lógica instrumental

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender o contexto do trabalho na chamada sociedade da informação e as diferentes formas de trabalho que nela se desenvolvem, em especial o teletrabalho em call centers. Diante de um novo paradigma tecnológico, característico da era da informação, trata-se de analisar as diferentes configurações do trabalho. O trabalho em call centers parece condensar as ambigüidades de um trabalho informacional com alto controle, o que o colocaria entre as esperanças do pós-taylorismo e os temores do neo-taylorismo. A Teoria Crítica de Axel Honneth permite-nos pensar a experiência do trabalho no seio daquilo que o autor intitula “paradoxos do capitalismo”. O significado do trabalho, em sua dimensão social, ganha força ao ser demonstrado que o “novo capitalismo” logra produzir progresso moral, baseado nos legados do Estado Social e do modelo taylorista e fordista de trabalho, e, simultaneamente, produz o seu contrário, ao erodir o alcance emancipador dessas normas e valores. Este estudo analisa o trabalho em call centers em três países de língua portuguesa: Brasil, Portugal e Cabo Verde.

PALAVRAS-CHAVE: paradoxos do capitalismo, trabalho informacional, call centers, mobilização subjetiva no trabalho e lógica instrumental.

PARADOXES OF CAPITALISM AND WORK IN CALL CENTERS: Brazil, Portugal and Cape Verde
Cinara L. Rosenfield

The objective of this paper is to understand the context of labor in the socalled information society and the different work forms that grow in it, especially the long distance work in call centers. Facing a new technological paradigm, characteristic of the information era, the different configurations of labor remain to be analyzed. The work in call centers seems to condense the ambiguities of a informaional job with high control, what would put it among the hopes of the posttaylorism and the fears of the neotaylorism. Axel Honneth’s Critical Theory allows us to think of the experience of the work in the midst of what he entitles “paradoxes of the capitalism”. The meaning of labor, in its social dimension, gains force when it is shown that the “new capitalism” achieves to produce moral progress, based on the legacies of the Social State and of the taylorist model and fordist labor, and, simultaneously, produces its opposite, by eroding the emancipatory reach of those norms and values. This study analyzes the work in call centers in three Portuguese language countries: Brazil, Portugal and Cape Verde.

KEYWORDS: paradoxes of the capitalism, informational work, call centers, subjective mobilization in labor and instrumental logic.

PARADOXES DU CAPITALISME ET DU TRAVAIL DANS LES CALL CENTERS: Brésil, Portugal et Cap Vert
Cinara L. Rosenfield

Cet article se propose d’analyser le contexte du travail dans la société dite de l’information et les différentes formes de travail qui se développent en son sein, tout spécialement le télétravail dans les call centers. Face à ce nouveau modèle technologique, caractéristique de l’ère de l’information, il s’agit d’analyser les différentes configurations du travail. Le travail dans les call centers semble représenter à lui seul les ambiguïtés d’un travail informationnel extrêmement contrôlé, ce qui le placerait entre les espoirs du post-taylorisme et les peurs du néotaylorisme. La Théorie Critique de Axel Honneth nous permet de penser l’expérience de travail au coeur de ce que l’auteur appelle les “paradoxes du capitalisme”. Le sens du travail, dans sa dimension sociale, acquiert une certaine force lorsque l’on montre que le “nouveau capitalisme” cherche à produire un progrès moral basé sur l’héritage de l’Etat Social et du modèle tayloriste et fordiste du travail. Simultanément il produit son contraire, par l’érosion de sa dimension émancipatrice de ces normes et de ces valeurs. Cette étude analyse le travail dans les call centers de trois pays de langue portugaise: le Brésil, le Portugal et le Cap Vert.

MOTS-CLÉS: paradoxes du capitalisme, travail informationnel, call centers, mobilisation subjective dans le travail et logique instrumentale.

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br

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Biografia do Autor

Cinara L. Rosenfield, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Sociologia pela Université Paris IX-Dauphine. Pós-Doutorado no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de Sociologia do Trabalho, com ênfase nas vivências dos trabalhadores. Suas mais recentes publicações são Construção da identidade no trabalho em call centers: a identidade provisória (In: ANTUNES, R., BRAGA, R. (Orgs.) Ciberproletários. São Paulo: Boitempo, 2008 (no prelo); e A autogestão e a nova questão social: repensando a relação indivíduosociedade. (In: LIMA, J. (Org.) Ligações perigosas: trabalho flexível e trabalho associado. São Paulo: Anna Blume, 2007.

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Publicado

2008-03-17

Como Citar

L. Rosenfield, C. (2008). Paradoxos do Capitalismo e Trabalho em Call Centers: Brasil, Portugal e Cabo Verde. Caderno CRH, 20(51). https://doi.org/10.9771/ccrh.v20i51.18940