DESLOCAMENTO, FORMAÇÃO E LEGITIMAÇÃO: uma análise de programas de residência artística no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i87.30772

Palabras clave:

Arte contemporânea. Jovens artistas. Residências artísticas. Deslocamento. Legitimação. Carreira.

Resumen

No universo da arte contemporânea brasileira, instituições públicas ou privadas divulgam anualmente editais voltados para jovens artistas, cujo objetivo é fomentar o seu deslocamento para espaços diferenciados de interação social e trocas, a fim de incentivar sua produção. Nas residências, o artista complementa e aprimora sua formação através de novas experiências com o entorno, desenvolvendo seu trabalho longe do ambiente de costume. Neste artigo, objetiva-se compreender como tais programas têm alterado os processos de formação e legitimação de artistas no Brasil. Para isso, são analisados os editais de seleção de três programas de residência artística: o Programa Bolsa Pampulha, promovido, desde 2003, pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, no Museu de Arte da Pampulha; a Casa B-Residência Artística, lançada em 2016 pelo Museu do Bispo Rosário Arte Contemporânea (MBRAC), no Rio de Janeiro, com incentivo da FUNARTE; e a Residência Artística Red Bull Station, iniciativa financiada pela empresa austríaca Red Bull em São Paulo, desde 2013.

 

DISPLACEMENT, TRAINING AND LEGITIMATION: an analysis of artistic residency programs in Brazil

In the universe of Brazilian contemporary art, public or private institutions annually publish notices aimed at young artists, whose purpose is to encourage
their displacement to different spaces of social interaction and exchanges, in order to encourage their production. In the residences, the artist complements and improves his formation through new experiences with the surroundings, developing his work away from the usual environment. This article aims to understand how such programs have altered the processes of formation and legitimation of artists in Brazil. For this, the selection notices for three artistic residency programs are analyzed: the Programa Bolsa Pampulha, promoted since 2003 by the Belo Horizonte City Hall at the Museu de Arte da Pampulha; the Casa B-Residência Artística, launched in 2016 by the Museu do Bispo Rosário Arte Contemporânea (MBRAC), in Rio de Janeiro, with the encouragement of FUNARTE; and the Residência Artística Red Bull Station, an initiative funded by the Austrian company Red Bull in São Paulo, since 2013.

Keywords: Contemporary art. Young artists. Artistic residences. Displacement. Legitimation. Career.

 

DÉPLACEMENT, FORMATION ET LÉGITIMATION: une analyse des programmes de résidence artistique au Brésil

Dans l’univers de l’art contemporain brésilien, les institutions publiques ou privées publient annuellement des avis destinés aux jeunes artistes, dont le but est d’encourager leur déplacement vers différents espaces d’interaction et d’échanges sociaux, afin d’encourager leur production. Dans les résidences, l’artiste complète et améliore sa formation à travers de nouvelles expériences avec l’environnement, en développant son travail loin de l’environnement habituel. Cet article vise à comprendre comment ces programmes ont modifié les processus de formation et de légitimation des artistes au Brésil. À cette
fin, les avis de sélection pour trois programmes de résidence artistique sont analysés: le Programa Bolsa Pampulha, promu depuis 2003 par la mairie de Belo
Horizonte au Museu de Arte da Pampulha; la Casa B-Residência Artística, lancée en 2016 par le Museu do Bispo Rosário Arte Contemporânea (MBRAC), à
Rio de Janeiro, avec l’encouragement de FUNARTE; et la Residência Artística Red Bull Station, une initiative financée par la société autrichienne Red Bull à São Paulo, depuis 2013.

Mots-clés: art contemporain. Jeunes artistes. Résidences artistiques. Déplacement. Légitimation. Carrière.

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Biografía del autor/a

Guilherme Marcondes, Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Pós-doutorando (bolsista PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do  Ceará. Doutor e mestre no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Pesquisador associado ao Núcleo de Sociologia da Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUSC/UFRJ) e do GRUA - Grupo de Reconhecimento de Universos Artísticos/Audiovisuais: http://www.grua.art.br (CNPq). Trabalha com temas relacionados à sociologia da arte, à arte contemporânea, à sociologia da cultura e as questões étnico raciais, com
especial interesse sobre os processos de legitimação. Publicações recentes: Com quantos sociólogos se desenvolve um programa de pesquisa em Sociologia da Arte? Resenha sobre o livro Um Vermelho Não é Um Vermelho. INTERSEÇÕES (UERJ), v. 21, p. 488-494, 2019; Aspectos da crítica sobre jovens artistas nas páginas do Jornal do Brasil (1950-2000). Teoria e Cultura, v. 14, p. 87 102, 2019; Arte, Juventude e Legitimação: uma análise comparativa sobre jovens artistas da arte contemporânea nos contextos brasileiro e uruguaio. Revista Brasileira de Sociologia, v. 7, p. 105-134, 2019; Procuram-se (Jovens)
Artistas. In: Paula Guerra; Lígia Dabul. (Org.). De Vidas Artes. 1ed.Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2019, pp. 129-150.

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

Marcondes, G. (2019). DESLOCAMENTO, FORMAÇÃO E LEGITIMAÇÃO: uma análise de programas de residência artística no Brasil. Caderno CRH, 32(87), 561–575. https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i87.30772