RACIONALIDADE ECONÔMICA, TRABALHO E ECOLOGIA EM ANDRÉ GORZ

Autores

  • André Langer Faculdade Vicentina

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v30i81.25655

Palavras-chave:

Gorz, Racionalidade econômica, Trabalho, Ecologia política, Capitalismo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a análise crítica de André Gorz sobre o trabalho e a ecologia política a partir da centralidade que o conceito de racionalidade econômica no capitalismo adquire em seu pensamento. Para ele, a extensão ilimitada da racionalidade econômica ao trabalho e à natureza é considerada sem futuro do ponto de vista da sociedade. Gorz reconhece a íntima relação entre a crítica do capitalismo e a tarefa da ecologia política. Outro aspecto presente em sua obra, menos explorado, é a relação entre trabalho e crise ecológica. O capitalismo apropria-se do trabalho ou emprego não apenas para os seus interesses, mas também os transforma em instrumentos de destruição da natureza. Este paper objetiva também, fiel ao espírito do próprio Gorz, embora de maneira sucinta, indicar alguns horizontes alternativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Langer, Faculdade Vicentina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor na Faculdade Vicentina - FAVI, de Curitiba, e tradutor. Entre suas publicações está: Pelo êxodo da sociedade salarial. A evolução do conceito de trabalho em André Gorz. Cadernos IHU, v. 2, n. 5, 2004.

Downloads

Publicado

2018-03-07

Como Citar

Langer, A. (2018). RACIONALIDADE ECONÔMICA, TRABALHO E ECOLOGIA EM ANDRÉ GORZ. Caderno CRH, 30(81), 479–496. https://doi.org/10.9771/ccrh.v30i81.25655