A SOCIOLOGIA DOS MERCADOS

Autores/as

  • Neil Fligstein Universidade da Califórnia
  • Luke Dauter

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v25i66.19426

Palabras clave:

Campos. Redes. Instituições. Performatividade. Cultura. Política.

Resumen

A sociologia dos mercados tem sido um dos campos mais vibrantes da sociologia nos últimos 25 anos. Há uma boa dose de concordância de que os mercados são estruturas sociais caracterizadas por relações sociais extensas entre firmas, trabalhadores, fornecedores, clientes e governos. No entanto, assim como em tantas literaturas sociológicas, os campos teóricos que se formaram com frequência parecem falar sem levar os demais em consideração. Nós demonstramos que parte das discordâncias entre os campos teóricos se deve a diferenças na linguagem conceitual, e outras discordâncias estão ligadas ao fato de que os campos teóricos ignoram os conceitos em outros campos, o que torna suas teorias menos completas. Nós terminamos discutindo controvérsias mais profundas na literatura que parecem abertas tanto a novas conceptualizações, quanto a pesquisa empírica adicional.

PALAVRAS-CHAVE: Campos. Redes. Instituições. Performatividade. Cultura. Política.

THE SOCIOLOGY OF MARKETS
Neil Fligstein
Luke Dauter

Market Sociology has been one of the most vibrant fields in Sociology in the past 25 years. There is a great deal of agreement that markets are social structures characterized by extensive social relationships between firms, workers, suppliers, customers and governments. But, like in many sociological literatures, the theory camps that have formed often seem to speak by each other. We show that some of the disagreement between the theory camps is due to differences in conceptual language, and other disagreements stem from the fact that theory camps ignore the concepts in other theory camps, thereby making their theories less complete. We end by considering deeper controversies in the literature that seem open both to new conceptualization and to further empirical research.

KEY WORDS: fields, networks, institutions, performativity, culture, politics.

LA SOCIOLOGIE DES MARCHÉS
Neil Fligstein
Luke Dauter

La Sociologie des Marchés a été l’un des domaines les plus dynamiques de la Sociologie au cours des 25 dernières années. Il existe un assez large consensus considérant les marchés comme des structures sociales caractérisées par de vastes relations sociales entre les entreprises, les travailleurs, les fournisseurs, les clients et les gouvernements. Cependant, comme c’est le cas pour de nombreuses références sociologiques, les nouveaux champs théoriques semblent souvent s’affirmer sans prendre en considération les autres champs. Nous démontrons que certains désaccords entre les différents champs théoriques sont dus en partie au langage conceptuel mais aussi au fait que ces champs théoriques ne tiennent pas compte des concepts des autres domaines, ce qui fait que leurs théories restent incomplètes. Finalement nous analysons des controverses plus profondes dans des études réalisées qui sembleraient plus ouvertes autant à de nouvelles conceptualisations qu’à une recherche empirique complémentaire.

MOTS-CLÉS: champs, réseaux, institutions, performativité, culture, politique.

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Biografía del autor/a

Neil Fligstein, Universidade da Califórnia

Professor do Departamento de Sociologia e Diretor do Centro para Cultura, Organização e Política/Instituto de Pesquisa em Trabalho e Emprego, na Universidade da Califórnia, Berkeley. Suas áreas de interesse são Sociologia Econômica, Teoria Organizacional, Sociologia Política e Sociologia do Trabalho. Suas publicações mais recentes incluem os livros A theory of fields (Oxford University Press, 2012, em coautoria com Doug McAdam), Euroclash: The EU, European identity, and the future of Europe (Oxford University Press, 2008) e The architecture of markets: an economic sociology of of capitalist societies (Princeton University Press, 2001), além de diversos artigos e capítulos de livro sobre temas como a relação entre mercado e política, teoria dos campos, habilidades sociais, as repercussões da crise financeira nos Estados Unidos e a construção de um mercado comum na integração europeia.

Luke Dauter

Candidato ao doutorado em Sociologia na Universidade da Califórnia, Berkeley. Seu programa de pesquisa está relacionado às mudanças institucionais na educação pública norte-americana. Seu trabalho examina especificamente as condições para a heterogeneidade na dinâmica dos campos em contextos organizacionais locais.

Publicado

2013-06-18

Cómo citar

Fligstein, N., & Dauter, L. (2013). A SOCIOLOGIA DOS MERCADOS. Caderno CRH, 25(66). https://doi.org/10.9771/ccrh.v25i66.19426