A SOCIOLOGIA PÚBLICA EM TEMPOS DE BARACK OBAMA
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v22i56.19021Palabras clave:
sociologia pública, sociedade civil, esfera pública, fundamentalismo de mercadoResumen
O presente artigo, baseado em discurso dirigido à Sociedade Japonesa de Sociologia, na Universidade de Tohoku, recoloca as formulações centrais da sociologia pública, identificando os quatro estilos do fazer sociológico. Isso é feito à luz do cenário aberto com a profunda crise por que passa o sistema capitalista mundial. Mesmo ciente das diferentes tradições nacionais e da desigualdade internacional, e apesar delas, acreditamos que, como sociólogos, compartilhamos uma ambição e uma missão comum, que seria o combate ao paradigma baseado no fundamentalismo do mercado, que atualmente demonstra gravíssimos sinais de crise e de exaustão. Nesse sentido, resulta como tarefa primordial que os sociólogos canalizem as reações à crise em direção à criação de uma sociedade civil mais fortalecida e democrática, e de uma esfera pública mais robusta e inclusiva.PALAVRAS-CHAVE: sociologia pública, sociedade civil, esfera pública, fundamentalismo de mercado.
PUBLIC SOCIOLOGY IN THE AGE OF BARACK OBAMA
Michael Burawoy
This article was the basis of an address to the Japanese Sociological Society, Tohoku University. We revisit the main points of the public sociology. It is made taking into account the capitalist system international crisis. I do believe as sociologists, despite national traditions and global inequalities, we do share a common interest, and even mission, to combat the market fundamentalism that has spread throughout the world – a project that is now showing signs of fissure and exhaustion. Despite the measures against crisis put forward by governments sociologists have their own interest in channeling the counter-movements toward a stronger and more democratic civil society and a more robust and inclusive public sphere.
KEYWORDS: public sociology, civil society, public sphere, market fundamentalism.
LA SOCIOLOGIE PUBLIQUE AU TEMPS DE BARACK OBAMA
Michael Burawoy
Partant d’un discours adressé à la Société Japonaise de Sociologie, au sein de l’Université de Tohoku, ce travail reprend les formulations centrales de la sociologie publique en identifiant les quatre styles du faire sociologique, à la lumière du scénario présenté par la crise profonde par laquelle passe le système capitaliste mondial. Bien que connaissant les différentes traditions nationales ainsi que l’inégalité internationale, et malgré cellesci, nous sommes convaincus qu’en tant que sociologues nous partageons une ambition et une mission commune, c’est-à-dire le combat contre le paradigme basé sur le fondamentalisme du marché qui accuse actuellement de graves signes de crise et d’épuisement. C’est dans ce sens qu’il incombe aux sociologues de réaliser une tâche primordiale, celle de canaliser les réactions face à la crise pour en arriver à la création d’une société civile plus forte et plus démocratique ainsi que d’une sphère publique plus robuste et inclusive.
MOTS-CLÉS: sociologie publique, société civile, sphère publique, fondamentalisme de marché.
Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh
Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-01-25
Cómo citar
Burawoy, M. (2010). A SOCIOLOGIA PÚBLICA EM TEMPOS DE BARACK OBAMA. Caderno CRH, 22(56). https://doi.org/10.9771/ccrh.v22i56.19021
Número
Sección
Dossiê
Licencia
Todo o conteúdo da revista, exceto onde indicado de outra forma, é licenciado sob uma atribuição do tipo Creative Commons BY.
O periódico Caderno CRH on-line é aberto e gratuito.