O “ATIVISMO SOCIAL” EMPRESARIAL E O SEU VIÉS ANTIDISSENSUAL

Autores/as

  • Attila Magno e Silva Barbosa UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v22i56.18949

Palabras clave:

Responsabilidade Social empresarial, ativismo social empresarial, sociedade civil, novo associativismo civil, dissenso.

Resumen

Este trabalho consiste em uma análise da responsabilidade social empresarial (RSE) como um meio de supressão da política e esfera de manifestação do dissenso. A atuação de organizações como o GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas) e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social tem contribuído significativamente para a legitimação das ações de RSE como fontes produtoras de soluções para problemas sociais. Nesse sentido, entendemos que o fundamento ideológico dessa situação encontra-se em um discurso que visa a minimizar o papel do Estado como agente promotor de desenvolvimento social e atribuir aos pobres, como indíviduos, a responsabilidade pela permanência ou não na condição de pobreza. Tais práticas promovem o envolvimento dos beneficiados nas soluções de seus problemas, o que parece ser positivo do ponto de vista da criação de uma esfera de tomada mais democrática de decisões, todavia é preciso ter em mente que os saberes desses beneficiados só são considerados a partir de um esvaziamento do caráter de posturas efetivamente dissenssuais.

PALAVRAS-CHAVE: responsabilidade social empresarial, ativismo social empresarial, sociedade civil, novo associativismo civil, dissenso.

THE “SOCIAL ACTIVISM” OF BUSINESSES AND ITS BIAS ANTIDISSENSION
Attila Magno e Silva Barbosa

This paper consists of an analysis of the business social responsibility (RSE in Portuguese) as a means of suppression of politics as a sphere of dissent
manifestation. The performance of organizations such as Group of Institutes, Foundations and Companies (in Portuguese, GIFE) and of the Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (Ethos Institute of Companies and Social Responsability) has been contributing significantly to the legitimation of RSE actions as sources of solutions for social problems. In this sense, we understand that the ideological foundation of that situation lies in the discourse that seeks to minimize the role of the State as promoting agent of social development and to attribute to the poor, as individuals, the responsibility for their permanence in or out poverty. For no other reason, such practices promote the beneficiaries’ involvement in the solutions of their problems, what seems to be positive from the point of view of creation of a sphere of more democratic decision-making. However, it is necessary to have in mind that these beneficiaries’ knowledges are only considered if emptied of effectively dissentious postures.

KEYWORDS: business social responsibility, business social activism, civilian society, new civilian associativism, dissent.

L’ “ACTIVISME SOCIAL” DES ENTREPRISES ET SON BIAIS ANTI-DISSENSUEL
Attila Magno e Silva Barbosa

Ce travail analyse la responsabilité sociale des entreprises (RSE) comme moyen de suppression de la politique en tant que sphère de manifestation du
dissensus. Le travail des organisations telle que le GIFE (Groupe d’Instituts, de Fondations et d’Entreprises) et de l’Institut Ethos d’Entreprises et Responsabilité Sociale a beaucoup contribué à la légitimation des actions de la RSE en tant que source productrice de solutions pour les problèmes sociaux. Dans ce sens, il semblerait que le fondement idéologique de cette situation se trouve dans un discours qui vise à diminuer le rôle de l’Etat comme agent promoteur de développement social et d’attribuer aux pauvres, en tant qu’individus, la responsabilité du maintien ou non de leur condition de pauvreté. Pour les mêmes raisons, de telles pratiques permettent l’engagement des bénéficiaires dans la solution de leurs problèmes, ce qui semble être positif du point de vue de la création d’une sphère de prise de décisions plus démocratique. Néanmoins, il ne faut pas oublier que les savoirs de ces bénéficiaires ne sont pris en compte qu’à partir d’une perte de postures effectivement dissensuelles.

MOTS-CLÉS: responsabilité sociale d’entreprise, activisme social d’entreprise, société civile, nouvelle associativité civile, dissensus.

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br

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Biografía del autor/a

Attila Magno e Silva Barbosa, UFSCar

Mestre em antropologia social pela UFPA. Doutorando em sociologia na Universidade Federal de São Carlos. Bolsista de doutorado CNPq.

Publicado

2010-01-25

Cómo citar

Barbosa, A. M. e S. (2010). O “ATIVISMO SOCIAL” EMPRESARIAL E O SEU VIÉS ANTIDISSENSUAL. Caderno CRH, 22(56). https://doi.org/10.9771/ccrh.v22i56.18949