O TELEMARKETING E O PERFIL SÓCIO-OCUPACIONAL DOS EMPREGADOS EM CALL CENTERS

Autores/as

  • Daniel Gustavo Mocelin Doutorando Pós-graduação em Sociologia UFRGS
  • Luís Fernando Santos Corrêa da Silva Doutorando Pós-graduação em Sociologia UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v21i53.18917

Palabras clave:

Sociologia do Trabalho, call centers Porto Alegre, perfil sócio-ocupacional de trabalhadores, rotatividade do emprego, serviços

Resumen

Este artigo traz resultados de pesquisa sobre trabalhadores de um call center, em Porto Alegre, buscando analisar combinadamente como se trabalha e quem trabalha em atividades de telemarketing. Os call centers são organizações empresariais de prestação de serviços de telemarketing. Seus operadores são trabalhadores com escolarização elevada, frente aos níveis do mercado de trabalho brasileiro, o que apontaria para uma profissionalização da atividade. Paradoxalmente, as condições de trabalho, caracterizadas pela intensificação do trabalho e baixa remuneração, mas com exigência de qualificação média, influenciam as estratégias e os sentidos desse emprego para jovens trabalhadores, acabando por defini-lo como “emprego trampolim”, que responde apenas a uma superação transitória da condição material e simbólica e não a busca de profissionalização e estabilidade, mesmo com as exigências de conhecimentos técnicos especializados e reciclagem constante. As características do setor e a emergência desse novo tipo de trabalhador auxiliam compreender o trabalho no setor de serviços.

PALAVRAS-CHAVE: Sociologia do Trabalho, call centers Porto Alegre, perfil sócio-ocupacional de trabalhadores, rotatividade do emprego, serviços.

TELEMARKETING AND THE SOCIALANDOCCUPATIONAL PROFILEOFCALLCENTEREMPLOYEES
Daniel Gustavo Mocelin
Luís Fernando Santos Corrêa da Silva

This paper brings research results on workers of a call center, in Porto Alegre, trying to analyze combinedly how one works and who works in telemarketing activities. Call centers are business organizations of telemarketing services. Their operators are workers with high education, compared to Brazilian job market levels, what would point to a professionalization of the activity. Paradoxically, work conditions, characterized by the intensification of labor and low remuneration, but with a demand of medium qualification, influence the strategies and the senses of this job for young workers, defining this as “trampoline job”, that just answers to a transitory superation of material and symbolic conditions, and not the search for professionalization and stability, even with the demands of specialized technical knowledge and constant recycling. The characteristics of the sector and the emergency of this new type of worker help to understand labor in the services sector.

KEYWORDS: Sociology of labor, call centers, Porto Alegre, social and occupational profile of workers, job rotation, services.

LE TÉLÉMARKETINGETLEPROFILSOCIOOCCUPATIONNEL DESEMPLOYÉSDES CALL CENTERS
Daniel Gustavo Mocelin
Luís Fernando Santos Corrêa da Silva

Cet article montre les résultats d’une recherche réalisée auprès des employés d’un call center à Porto Alegre. On essaie d’analyser en même temps comment on travaille et qui travaille dans des activités de télémarketing. Les calls centers sont des entreprises de prestations de services de télémarketing. Ses opérateurs sont des employés dont le niveau de scolarité est élevé si on le compare au niveau du marché de travail brésilien en général, ce qui indiquerait une professionnalisation de l’activité. Paradoxalement les conditions de travail, caractérisées par l’intensification du travail et par une faible rémunération mais exigeant une qualification moyenne, ont une influence sur le sens que les jeunes travailleurs donnent à cet emploi qu’ils finissent par définir comme un “emploi tremplin”. Ce travail répond seulement à un besoin matériel et symbolique temporaire et non pas à la quête d’une professionnalisation et d’une stabilité, même si des exigences de connaissances techniques spécialisées et un recyclage constant sont exigés. Les caractéristiques du secteur et le surgissement de ce nouveau type d’employé aident à comprendre le travail dans le secteur de services.

MOTS-CLÉS: Sociologie du Travail, call centers Porto Alegre, profil socio occupationnel des travailleurs, rotation des emplois, services.

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br

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Biografía del autor/a

Daniel Gustavo Mocelin, Doutorando Pós-graduação em Sociologia UFRGS

Daniel Gustavo Mocelin é Mestre em Sociologia e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursa o Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2007. Atualmente desenvolve pesquisa sobre qualidade do emprego no Grupo de pesquisa sobre Trabalho na Sociedade Contemporânea/UFRGS (http://www.ufrgs.br/ppgsocio) e é colaborador junto ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o trabalho/Niest/UFRGS. O campo de investigação privilegiado é o das empresas de tecnologia da informação, especialmente o caso das atividades de telecomunicações. Investigador júnior desde 2002 no Grupo de pesquisa sobre O Trabalho na Sociedade Contemporânea (DGPB/CNPq), coordenado pela Profa. Dra. Sônia Maria Karam Guimarães, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o autor já realizou estudos abordando temas como reestruturação, desregulamentação, privatização, liberalização, competição, expansão e terceirização no setor de telecomunicações no Brasil, com interesse especial sobre as implicações sociais de tais processos sobre o perfil dos empregados, as relações de emprego e a dinâmica do mercado de trabalho. Os resultados dos estudos realizados em empresas de telefonia fixa e celular, call-centers e sub-contratadas, foram apresentados em mais de 30 eventos, incluindo desde eventos de iniciação científica até sessões sênior de eventos de caráter internacional, nacional, regional e local. Desde que o autor ingressou no curso de Mestrado em Sociologia, em 2005, vem desenvolvendo investigações sobre a qualidade do emprego nas telecomunicações, interessado em discutir teórica e metodologicamente o tema da qualidade do emprego no contexto da sociedade da informação e do trabalho tecnológico.

Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, Doutorando Pós-graduação em Sociologia UFRGS

Bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é aluno do curso de doutorado do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e colaborador do grupo de pesquisa sobre Trabalho na Sociedade Contemporânea/UFRGS. Tem experiência na área de Sociologia do Trabalho, atuando sobretudo nos seguintes temas: relações de trabalho, novas ocupações, organização do trabalho, perfis sócio-ocupacionais, setor de telecomunicações e call centers. Em 2006, defendeu dissertação de mestrado sobre Relações de Trabalho nos Call Centers: Flexibilidade laboral e perfis sócio-ocupacionais em novo cenário de emprego.

Publicado

2008-11-07

Cómo citar

Mocelin, D. G., & Corrêa da Silva, L. F. S. (2008). O TELEMARKETING E O PERFIL SÓCIO-OCUPACIONAL DOS EMPREGADOS EM CALL CENTERS. Caderno CRH, 21(53). https://doi.org/10.9771/ccrh.v21i53.18917