TRABALHO E EDUCAÇÃO: o que dizem os anúncios classificados?

Autores

  • Candido Alberto da Costa GOMES, C.A.C Universidade Católica de Brasília
  • Hudson Eloy Braga Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Weder Matias Vieira CAPES

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v21i52.18887

Palavras-chave:

educação, ocupação, trabalho, juventude, sociologia da educação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar as ocupações que constituem objeto de anúncios classificados de oferta de trabalho e emprego, as suas relações com a distribuição da população ocupada e os requisitos expressamente exigidos, de natureza educacional e outros. Foram examinadas diversas perspectivas teóricas sobre as relações entre o trabalho e educação, salientando-se as funções dessa última. Foram examinados os anúncios publicados pelo jornal de maior circulação no Distrito Federal, durante uma semana. Dentre os resultados, destaca-se a importância secundária da educação formal, implícita em outros requisitos exigidos. O sexo feminino e a experiência prévia são exigências muito freqüentes, sugerindo as mulheres e os jovens como grupos vulneráveis. A procura parece direcionar-se mais a pessoas treinadas que treináveis.

PALAVRAS-CHAVE: educação, ocupação, trabalho, juventude, sociologia da educação.

WORK AND EDUCATION: what do the classified ads indicate?
Candido Alberto Gomes
Hudson Eloy Braga
Weder Matias Vieira

The present paper has as objective to identify the occupations that constitute object of classified ads of work and job offers, their relations to with the distribution of employed population and the educational and other requirements expressly demanded. Several theoretical perspectives were examined about the relations between work and education, being emphasized the functions of the latter. The ads examined were published by the largest circulation newspaper of the Federal District, during one week. Among the results, the secondary importance of the formal education stands out, implicit in other requirements demanded. The feminine sex and previous experience are very frequent demands, suggesting women and youths as vulnerable groups. The search seems to address more trainable than trained people.

KEYWORDS: education, occupation, work, youth, sociology of the education.

TRAVAIL ET ÉDUCATION: les petites annonces, que démontrent-elles?
Candido Alberto Gomes
Hudson Eloy Braga
Weder Matias Vieira

L’objectif de cet article est d’identifier les activités qui font l’objet des petites annonces concernant les offres de travail temporaire et d’emplois, la relation qui existe entre elles et la distribution de la population embauchée ainsi que les exigences clairement énoncées, de nature éducationnelle ou autres. Plusieurs perspectives théoriques concernant les relations entre le travail et la formation ont été examinées, mettant plus particulièrement en évidence le rôle de cette dernière. Nous avons étudié les annonces publiées pendant une semaine dans le journal de plus grande circulation du District Fédéral. Les résultats révèlent entre autres l’importance secondaire de l’éducation formelle par rapport à d’autres exigences. Être femme et avoir une expérience de travail antérieure sont des exigences très fréquentes, ce qui laisse entendre que les femmes et les jeunes sont des groupes vulnérables. Les demandes semblent s’adresser surtout à des personnes formées qu’à des
personnes à former.

MOTS-CLÉS: éducation, activités, travail, jeunesse, sociologie de l’éducation.

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br

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Biografia do Autor

Candido Alberto da Costa GOMES, C.A.C, Universidade Católica de Brasília

Professor titular fundador da Universidade Católica de Brasília, catedrático de Juventude, Educação e Sociedade e coordenador do Observatório de Violências nas Escolas – Brasil (UNESCO-UCB). Autor de mais de 150 trabalhos publicados ao todo em nove idiomas, inclusive A educação em novas perspectivas sociológicas (4ª ed. São Paulo: EPU, 2005). Ex assessor legislativo concursado do Senado Federal e da Assembléia Nacional Constituinte.

Hudson Eloy Braga, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Professor da Secretaria de Educação do DF, em cursos de formação profissional de nível técnico junto ao Centro de Educação Profissional Ceilândia e Escola Técnica de Brasilia. Foi Assistente de Direção e Diretor do CEP Ceilândia, atua na Escola Técnica de Brasília como responsável pelo acompanhamento do Plano de Ação e do convênio com o MEC/PROEP. Mestrando em Educação e Especialista em Administração Escolar pela Universidade Católica de Brasília.

Weder Matias Vieira, CAPES

Professor lotado na Secretaria Estadual de Goiás, mestrando em educação (aluno especial) na Universidade Católica de Brasília, especialista em Informática Educacional – Universidade Federal de Lavras e pedagogo. Coordenador Administrativo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

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Publicado

2008-09-13

Como Citar

GOMES, C.A.C, C. A. da C., Braga, H. E., & Vieira, W. M. (2008). TRABALHO E EDUCAÇÃO: o que dizem os anúncios classificados?. Caderno CRH, 21(52). https://doi.org/10.9771/ccrh.v21i52.18887