O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO

Autores/as

  • Vera Lúcia Fartes

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v11i29.18699

Resumen

O texto faz parte de um conjunto mais amplo de discussões que visam alargar o espectro da questão atual da qualificação, num esforço para reconduzi-la a um de seus principais campos de origem: a Educação. Nesse sentido, interessa-nos alcançar o que poderíamos chamar de ‘‘ponta’’ do processo, na qual entendemos que se encontra enraizada a aquisição da qualificação. Dentre as discussões que a aquisição da qualificação suscita, destaca- se uma já clássica para o campo educacional: tratase da polêmica questão da educação como propiciadora de ‘‘capital humano’’ com as quais se envolveu boa parte do pensamento educacional nos anos 1960/80. É nosso propósito retratá-la, na busca de novos significados que permitam atualizar as discussões para o contexto dos anos 90.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, trabalho, qualificação, economia, capital

THE ECONOMY AND EDUCATION DIALOG AS A KEY FOR UNDERSTANDING THE ACQUISITION OF QUALIFICATION


The text is part of broader set of discussions to enable the expansion of the present qualification issue in an effort to redirect it to one of its main fields of origin: Education. In this sense, we are interested in reaching what we can call the “tip” of the process, where we think the acquisition of qualification is rooted. A classical discussion stands out in the educational field among the discussions fomented by the qualification of acquisition: the polemic issue of education as a “human capital” increment, on which was based most of the educational thinking in the 60s and 80s. Our goal is to sketch its picture, searching new meanings that enable discussions in the context of the 90’s.

KEYWORDS: Education, work, qualification, economy, capital



Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2006-09-12

Cómo citar

Fartes, V. L. (2006). O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO. Caderno CRH, 11(29). https://doi.org/10.9771/ccrh.v11i29.18699