O LADO LATINO DA AVENIDA MADISON: A PUBLICIDADE E AS FICÇÕES DA CULTURA LATINA

Autores

  • Arlene Davila

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v13i32.18557

Resumo

Com o rápido crescimento da chamada população latina em Nova York e em particular com as implicações das migrações cubanas e portoriquenhas, a indústria publicitária hispânica ganha um impulso de desenvolvimento, a partir sobretudo da década de 60. Hoje, os latinos representam um importante segmento do mercado consumidor norte-americano. Diante desse crescimento da indústria de marketing hispânico nos EUA, o texto levanta questões sobre a latinidade como forma de homogeneização de uma população heterogênea e sobre as estratégias de auto-representação comercial e identificação produtor/produto/consumidor, forjadas na noção de autenticidade.
PALAVRAS-CHAVE: Nova York, migração, latinos, mercado/mídia; autenticidade/auto-representação.

MADISON AVENUE LATIN SIDE: ADVERTISING MESSAGE AND LATIN CULTURE FICTIONS
Arlene Davila

The Hispanic publicity industry had a development burst, mainly in the 60s, with the quick growth of the so called Latino population in New York, especially with the Cuban and Puerto Rican migration implications. Nowadays, the Latinos represent an important segment of the North-American consumer market. The text raises issues on Latinism as a way of homogenizing a heterogeneous population, facing the growth of the Hispanic marketing industry in the United States. It also focus on the commercial selfrepresentation and producer-product/consumer identification forged in the concept ofauthenticity.

KEYWORDS: New York, migration, Latinos, market/media, authenticity/self-representation.



Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br

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Publicado

2006-08-31

Como Citar

Davila, A. (2006). O LADO LATINO DA AVENIDA MADISON: A PUBLICIDADE E AS FICÇÕES DA CULTURA LATINA. Caderno CRH, 13(32). https://doi.org/10.9771/ccrh.v13i32.18557