DO “MUNDINHO”FECHADO AO UNIVERSO QUASE INFINITO: negociando a saída de casa
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v17i42.18499Resumen
Este texto tem como objetivo a análise das transformações nas trajetórias de vida de jovens universitárias, e de suas famílias, que representam a primeira geração da família a entrar para a universidade. Esta análise é um dos resultados da pesquisa comparativa sobre os projetos de vida e as relações intergeracionais de estudantes dos cursos de Comunicação Social, Serviço Social e Letras da UFRJ. A interpretação das próprias experiências de vida mostra a valorização de projetos individuais autônomos pelas jovens mulheres entrevistadas. A autonomia, entretanto, não anula a importância da família, sobretudo da mãe, na realização dos projetos. Ocorre uma constante negociação entre pais e filhas, e a influência da família é relativizada pela abertura da rede de sociabilidade para essas universitárias.Palavras-Chave: projeto de vida, juventude, família, gerações, universidade.
FROM THE CLOSED “WORLD” TO THE ALMOST INFINITE UNIVERSE: negotiating a way out from home
In this article the author analyses life trajectories of undergraduate young women and their families, using the database of a comparative research about life projects and intergeneration relationships of students from the graduate courses of social communication, social service and languages of the Federal University of Rio de Janeiro. These students are the first members of their families to enter university. The students’ interpretation of their own life experiences shows a strong valorization of their individual and autonomous projects. This autonomy, however, doesn’t nullify the importance of their family, and, above all, of their mothers. Negotiation between parents and daughters is a constant, and the family influence is minimized only by the gradual opening of the network of sociability for these new undergraduate young women.
Key Words: life project, youth, family, generation, university.
D’UN “PETIT MONDE” FERMÉ À UN UNIVERS PRESQUE INFINI: négociation pour sortir de chez soi
L’objectif de cet article est d’analyser les transformations de la trajectoire des jeunes étudiantes universitaires et de leur famille, sachant qu’il s’agit de la première génération de la famille à s’inscrire à l’université. Cette étude présente les résultats d’une recherche comparative sur les projets de vie et les relations entre générations d’étudiantes en Communication Sociale, Lettres et Service Social (travailleur social) de l’Université Fédérale de Rio de Janeiro - UFRJ. L’interprétation de leurs expériences de vie montre que ces jeunes femmes donnent de la valeur aux projets individuels autonomes. Par ailleurs, cette autonomie n’annule pas l’importance de la famille, et surtout de la mère, dans la réalisation de ces projets. Il y a donc une négociation constante entre les parents et leurs filles et l’influence de la famille devient relative étant donné l’ouverture d’un nouveau réseau de sociabilité pour ces étudiantes universitaires.
Mots-Clés: projet de vie, jeunesse, famille, générations, université.
Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
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Publicado
2006-08-30
Cómo citar
Lins, M. M. (2006). DO “MUNDINHO”FECHADO AO UNIVERSO QUASE INFINITO: negociando a saída de casa. Caderno CRH, 17(42). https://doi.org/10.9771/ccrh.v17i42.18499
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Dossiê
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