EM TORNO DA CIVILIZAÇÃO LUSO-TROPICAL: a contribuição de Gilberto Freyre à sociologia da imigração no Brasil

Autores

  • Márcio Sérgio Batista Silveira de Oliveira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v30i81.19950

Palavras-chave:

Gilberto Freyre, Sociologia da imigração, Imigração, Assimilação, Civilização luso-tropical

Resumo

Rigorosamente, não há uma sociologia da imigração na obra de Gilberto Freyre. Contudo o fenômeno da imigração não está ausente das análises sobre o modelo freyriano de amálgama e sobre os processos de miscigenação social e racial. Está presente ainda em conferências e livros sobre a civilização luso-tropical, em seu interesse e viagens por outras culturas e países. Ele pode ser observado ainda em sua atuação parlamentar em defesa da lusofonia durante a Assembleia Constituinte de 1946. Esse paper discute a contribuição de Freyre à sociologia da imigração no Brasil, em relação à discussão mais geral sobre o luso-tropicalismo. Colocando em perspectiva comparada as definições sobre o luso-tropicalismo e as análises dos processos de assimilação, conclui-se que os estudos nos quais Freyre analisa aspectos da imigração foram contrapartida decisiva para o desenvolvimento de suas ideias sobre a civilização luso-tropical, além de constituírem importantes contribuições para a sociologia da imigração no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Sérgio Batista Silveira de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V. Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre Sociologia, Multiculturalismo e Migrações Internacionais”. Integra o Programa Política Migratória e Universidade Brasileira (UFPR) desenvolvendo pesquisas na área de migrações internacionais. Publicaçõe recentes: Habitus migrante e capital de mobilidade: a teoria de Pierre Bourdieu aplicada aos estudos migratórios (com Fernando Kulaitis, Revista Mediações, 2017); Visages du Brésil meridional: l'immigration polonaise et italienne au Paraná entre la fin du XIXe siècle et le début du Xxe siècle (Revue Confins, 2017); Immigrants haitiens au Brésil: du multiculturalisme à l'oeuvre? (Al Irfan, Revista de Ciencias Humanas y Sociales, 2016).

Downloads

Publicado

2018-03-07

Como Citar

de Oliveira, M. S. B. S. (2018). EM TORNO DA CIVILIZAÇÃO LUSO-TROPICAL: a contribuição de Gilberto Freyre à sociologia da imigração no Brasil. Caderno CRH, 30(81), 561–578. https://doi.org/10.9771/ccrh.v30i81.19950