ABRINDO OS MARCOS TEÓRICOS PARA O ENTENDIMENTO DAS AÇÕES COLETIVAS RURAIS
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v11i28.18683Abstract
Este texto encaminha um debate acerca dos marcos teóricos utilizados para a análise dos movimentos sociais rurais contemporâneos. A partir desta reflexão, busca indicativos significativos da produção teórica específica sobre as ações coletivas e os movimentos sociais das últimas décadas na América Latina. Analisa sua apreensão pelos mediadores políticos e a adequação de sua incorporação nas ações coletivas. Finalmente, a partir desta avaliação, encaminha sugestões para uma nova agenda de pesquisa sobre os processos políticos no mundo rural.PALAVRAS-CHAVE: Teoria social, sociologia rural, movimentos sociais rurais, mundo rural, mediadores políticos.
THEORETICAL LANDMARKS FOR UNDERSTANDING RURAL COLLECTIVE ACTIONS
This paper discusses the theoretical frameworks that have been used for the analyses of contemporary rural social movements. Following this reflection, it searches for relevant examples of the specific theoretical production related to rural collective action and social movements, from recent decades, in Latin America. It analyses the adoptation of these theories by political mediators and the adequacy of their incorporation in collective action. Finally, from this evaluation, a new agenda for the research of political processes in the rural world is suggested.
KEYWORDS: Social theory, rural sociology, rural social movements, rural environment, political mediators.
Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2006-09-12
How to Cite
Scherer-Warren, I. (2006). ABRINDO OS MARCOS TEÓRICOS PARA O ENTENDIMENTO DAS AÇÕES COLETIVAS RURAIS. Caderno CRH, 11(28). https://doi.org/10.9771/ccrh.v11i28.18683
Issue
Section
Dossiê
License
Todo o conteúdo da revista, exceto onde indicado de outra forma, é licenciado sob uma atribuição do tipo Creative Commons BY.
O periódico Caderno CRH on-line é aberto e gratuito.