UNIVERSIDADE, SINDICATO E TRABALHO DOCENTE: descontinuidades 1960-2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v38i0.65017

Palavras-chave:

ANDES-SN, Universidades federais, Ditadura empresarial-militar, Carreira docente nacional

Resumo

O artigo propugna que as universidades federais brasileiras experenciaram três contextos de mudanças acentuadas, caracterizadas como descontinuidades, entre 1960 e 2024. A efetivação do golpe empresarial-militar, por meio da contrarrevolução preventiva, impediu o movimento de reforma universitária que ganhava força entre 1960 e 1964 e instaurou o modelo da chamada modernização conservadora que alterou profundamente a universidade. No contexto de crise estrutural, na segunda metade dos anos 1970, a criação das Associações de Docentes e, a seguir, da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior, logrou obstaculizar a fragmentação pretendida das universidades como centros de excelência e instituições de ensino, por meio da conquista da carreira nacional, da autonomia universitária e da gratuidade nos estabelecimentos oficiais. Finalmente, as políticas de austeridade e de contenção orçamentária que se aprofundaram a partir de 2015 estão contribuindo para a presença direta do capital nas universidades. O artigo conclui que as lutas não podem estar restritas ao setor de educação, pois sem impedir o aprofundamento da austeridade e o encolhimento do público não mercantil, o cenário para as Federais não se coaduna com a relevância destas instituições para a superação dos grandes problemas dos povos.

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Biografia do Autor

Roberto Leher, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Integra o Coletivo de Pesquisas em Marxismo e Educação, desenvolvendo pesquisa em políticas públicas em educação. Foi reitor da UFRJ (2015-2019). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Cientista de Nosso Estado (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Suas mais recentes publicações são: LEHER, R., & SARDINHA, R. (2024). Vinculação constitucional de verbas para a educação pública, depleção do fundo público e austeridade. Educação & Sociedade, 45; LEHER, Roberto. Educación pública, crisis socioambientales y desafíos frente a la guerra cultural. Intercambío. v.12, p.10-15, 2023.

 

CONTRIBUIÇÃO DE AUTORIA:

Roberto Leher – Conceituação. Curadoria de dados. Análise formal. Financiamento. Investigação. Metodologia. Administração do projeto. Escrita – revisão e edição.

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Publicado

2025-07-03

Como Citar

Leher, R. (2025). UNIVERSIDADE, SINDICATO E TRABALHO DOCENTE: descontinuidades 1960-2024. Caderno CRH, 38, e025039. https://doi.org/10.9771/ccrh.v38i0.65017

Edição

Seção

Dossiê Especial